ARLA/CLUSTER: Contacto entre ISS e Escola em Portugal

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com

Boas noites,

Depois de ter conhecimento de que a escola E.B. 2/3 de S Romão do Coronado,
Trofa, ter sido seleccionada para estabelecer uma comunicação via rádio com
a Estação Espacial Internacional, não quis perder a oportunidade de ouvir e
ver como decorria o contacto. Há uns meses a esta parte construí uma antena
yagi portátil para "matar" a curiosidade de efectuar uns contactos via
satélite, são 4 elementos em VHF cruzados com 8 elementos para UHF. Pois
bem, fui buscar a referida antena à garagem e montei o estaminé na varanda
do shack (não me apeteceu ir para o terraço com os equipamentos todos). A
REP disponibilizou um link de live streaming de vídeo e áudio no seu site e
assim, podia ouvir as questões que os alunos daquela escola colocavam ao
astronauta de serviço e, directamente no rádio, podia ouvir as respostas do
astronauta. As condições estavam boas e recebia a estação na minha antena
portátil com S9+20, achei foi estranho que o astronauta se tivesse enganado
no indicativo do colega Luciano, pois solicitou ST1HHP em vez de CT1HHP. A
entrevista correu muito bem, mas a certa altura deixei de escutar porque
fiquei tapado com o meu prédio.

É sempre agradável ouvir um QSO desta natureza e tenho a certeza que alguns
dos alunos que participaram nesta iniciativa, ficaram com o "bichinho" do
rádio amadorismo implantado.

Pena é que sejam tão escassas iniciativas desta natureza. Se calhar e,
aproveitando o tempo de antena, até que não seria má ideia, as diversas
associações existentes, contemplarem nos seus planos de actividades anuais,
uma visita a uma escola no sentido de mostrar as várias vertentes do radio
amadorismo...

Bom mas para terminar, gostaria de felicitar o colega Luciano Melo pelo
facto de ter possibilitado este contacto, não só pelo material instalado na
escola, mas também como depois coordenou no momento, o desenrolar da
entrevista.

73's de
Pedro, CT1HZU