ARLA/CLUSTER: Medidor de SWR - VHF / UHF

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com

Boa Noite!

Tenho estado de volta de um mini-projecto de uma antena vertical de 1/4 onda para a banda dos 2m.

Ontem elevei-a mas algo nao estaria bem, pois os sinais em geral eram fracos.

Depressa conclui que a impedancia da antena e do cabo RG213 nao estavam casadas, pois este tipo de antena tem uma impedancia bem mais baixa.

Com alguma pesquisa, e novamente no software, conferi que ao dar um angulo de 45 graus nos radiais (para baixo) a impedancia aproxima-se bastante dos 50ohm.

Estou satisfeito com a antena, porem estava a espera de melhores resultados, porque apesar de ser uma antena modesta, estou bem situado com vista desafogada e a antena esta num mastro de 5m de altura no topo do telhado do predio.

Mas como aqui no QTH a tendencia e a perfeiçao, gostaria de afinar a antena mesmo para o centro da banda dos 144MHz.

O meu medidor de estacionarias so mede ate 60MHz, e nao estou muito afim de adquirir um somente para esta ocasiao.

Trata-se de uma antena com caracter de comunicaçoes locais, pois aqui reina a paixao pelo DX em HF, onde a maior parte das brincadeiras sao direccionadas.

Algum colega conhece um metodo de apenas com 5W de saida do meu transceptor, conseguir afinar a antena?

Estou aqui em Almada, portanto um QSO local tambem e bemvindo!

73 de CT2JUT

Miguel