Re: ARLA/CLUSTER: Terra protecção???

CT2HKY ct2hky gmail.com
Quinta-Feira, 16 de Julho de 2009 - 23:24:29 WEST

Olá a todos.

Estas regras aplicam-se apenas ás instalações de telefones, pois a Anacom
não tem competências a nível de electricidade, logo, não pode estabelecer
essas regras.

Quem fiscaliza as instalações eléctricas é a empresa sirtiel, talvez
procurando na Net por este nome se consiga algo, eu sei disto, porque quando
acabei a minha casa em 2001, tive que fazer uma vistoria eléctrica e foi com
eles e com a EDP que tratei de tudo.

Quanto aos telefones, também foi obrigado a pedir uma vistoria só para
verificar que na caixinha dentro de casa onde entrará futuramente uma cabo
da PT, tem lá um fio terra, que por sinal, em 2002 quando decidi meter linha
telefónica por causa da Net, tive que apresentar o certificado ITED com o
numero de registo da tal vistoria, neste caso, feita pela empresa Visabeira,
depois a PT colocou a linha com aquela placa com condensadores e dois
fusíveis, e lá estava o fio terra ligado, quando a velocidade da Net baixou
de tal modo que passou a ser impraticável, eles, da PT ou a mando desta,
vieram cá e decidiram que eu tinha que ter tudo ligado directo, lá está o
tal cabinho, quer dizer, fio terra, solto dentro da caixa, deve ser para
fazer terra via wireless, por sorte, e espero que assim continue, tudo está
a correr bem faz algum tempo.

Mal empregado dinheiro para a vistoria do ITED, digo eu...entre outras...!!!