ARLA/CLUSTER: 5 Mitos sobre o D-STAR

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 14 de Julho de 2009 - 15:31:37 WEST


5 Mitos sobre o D-STAR

Mito número 1:
"D-STAR só funciona em 1,2 GHz."
Voz digital e dados de baixa velocidade funcionam perfeitamente em 144 e 430 MHz. A faixa de 1,2 GHz oferece uma largura de banda maior, necessária para comunicação de voz e dados digitais em alta velocidade.

Mito número 2:
"Não existe diferença entre D-STAR e rádio pacote (packet)."
A mais baixa velocidade do D-STAR tem uma performance melhor do que a mais alta velocidade de um sistema de rádio pacote. Já os sistemas de alta velocidade do D-STAR são dez vezes mais rápidos do que o mais rápido sistema de rádio pacote.

Mito número 3:
"D-STAR é igual ao Echolink."
Os sistemas de VOIP como o Echolink somente conseguem processar sinais de voz. Eles não conseguem processar dados em qualquer velocidade(Radio/Radio). Contactos específicos com somente uma determinada estação não são possíveis por qualquer outra tecnologia de radioamador, somente com o D-STAR.

Mito número 4:
"D-STAR é exatamente uma linha digital."
A capacidade das Repetidoras D-STAR para via de dados e voz digitalizada mundialmente coloca ela distante de uma simples linha. Sofisticadas controladoras D-STAR e "gateways" implementam modernas funções de telecomunicações no pacote amador.

Mito número 5:
"Serei obrigado a comprar e usar somente equipamentos Icom."
A Icom é o primeiro fabricante de rádio a projetar e vender rádios com D-STAR, mas como esse é um sistema da JARL (Liga de Radioamadores do Japão), qualquer outro fabricante poderá projetar e vender rádios com o mesmo padrão, que serão compatíveis com o D-STAR da Icom.

João Flávio da Cruz, PU1JFC.




Mais informações acerca da lista CLUSTER