ARLA/CLUSTER: O futuro revolucionário dos postes e torres está em Portugal.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 2 de Julho de 2009 - 21:14:40 WEST


Um poste ou uma torre 10 vezes mais leve que o betão e 30 vezes mais resistente que o aço, sendo 100% reciclável e isolante.

Esta é a inovação mundial do projecto "Polight", cujo Plano de Negócios e Inovação acaba de valer a um estudante de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) a vitória, na categoria "Processo Industrial" do Concurso Nacional de Inovação BES 2008 premiado com 60 mil euros. 

A Polight é uma marca registada para a produção de compósito e produtos finais com base em Tecnologia Towpreg.

O towpreg é um semi-produto revolucionário, em compósito, desenvolvido a partir de polipropileno reforçado com fibras de vidro. A mesma tecnologia que serviu de base ao produto GARRAFA DE GÁS PLUMA da GALP, patenteado pela Universidade do Minho e pelo INEGI, cujos inventores e também sócios fundadores da empresa são os Professores António Torres Marques (INEGI/FEUP), João Francisco Silva (INEGI/ISEP) e João Pedro Nunes (Universidade do Minho). 

Segundo José Carlos Ferreira, Engenheiro electrotécnico e Quadro Superior da EDP Distribuição "este compósito apresenta características únicas de resistência e leveza e é 100% reciclável".

Além disso traz benefícios económicos relativamente às tecnologias de postes e torres tradicionais superiores a 60%, sendo a principal inovação o facto de serem 10 vezes mais leves que o betão e 30 vezes mais resistentes que o aço. Não são condutores de energia eléctrica (o que afasta a possibilidade de acidentes por electrocussão) e têm a possibilidade de serem fabricados em qualquer cor, dando nova vida às nossas cidades (Iluminação Pública e EQ Urbanos). 

A produção de apoios montáveis por troços de 12m facilita a sua implementação no terreno bem como o seu transporte (dois homens são suficientes).

Com direitos partilhados pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e INEGI, a patente "Polight" prepara-se agora para ser aplicada em 2009, prevendo-se que inicialmente comece a produzir em Angola e em 2010 na Europa.

Fonte: CiênciaPT.net



 




Mais informações acerca da lista CLUSTER