ARLA/CLUSTER: APRS

Jose Miguel Fonte etjfonte ua.pt
Quinta-Feira, 2 de Julho de 2009 - 19:09:29 WEST

Não é bem assim.

O AX.25 faz detecção de erros (e correcção *1) e não funciona de outra
forma. Uma trama recebida têm de ser válida (não foi corrompida pelo
canal de transmissão).

O Digipeater não repete uma qualquer trama válida, apenas retransmite se
encontrar a sua própria identificação (MYCALL/(MY)ALIAS) nos campos de
endereçamento (Camada 2) da trama (frame) recebida. De outra forma
descarta a trama.

Digamos que o Digipeater "opera" na camada 2 enquanto que o node
(utilizando a noção aplicada ao "packet" e que vem dos KA-NODEs, NET/ROM
(G8BPQ)) trabalha numa aproximação à camada 3. Isto faz, por exemplo,
que o "routing" seja, tenho de adicionar aqui um QUASE, transparente ao
utilizador.

Para mais informação, ou vontade de responder ao IDW Quiz, aconselho a
leitura do "AX.25 Amateur Packet-Radio Link-Layer Protocol":

http://www.tapr.org/pub_ax25.html

Ou obtendo o PDF em: http://www.tapr.org/pdf/AX25.2.2.pdf

73 de ct1enq

*1) Esta correcção funciona não na trama em si, através da adição de
redundância (à semelhança do FEC) ou algoritmos existentes para tal mas
sim através do pedido de retransmissão/repetição - ARQ.
Obviamente, em tramas de informação não numerada e sem encapsulamente de
qualquer outro protocolo a correcção não se verifica (este é o modo
utilizado no APRS, que utiliza estas tramas encapsulando depois o
protocolo APRS)

Para umas noções vagas, ver:
http://en.wikipedia.org/wiki/Error_detection_and_correction