ARLA/CLUSTER: APRS

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Julho de 2009 - 14:45:29 WEST

Uma breve descrição com funciona um Digipeater e um Node

Digipeater funciona no modo não conectado (UI frames) ou seja eu para
mandar uma frame de
dados em AX25 via um digipeater quer seja em APRS ou Packet terei de dar
o seguinte comando
"C CT1XXX VIA CT0ZZZ" ou seja eu para ligar ao CT1XXX vou faze-lo com o
auxilio do Digipeater
CT0ZZZ e como disse alguém aqui na lista e muito bem dito o Digipeater é
"burro" pois repete o que ouve
se ele escutar a frame "12357" vai repetir exactamente isso embora o que
eu queria mandar era "1234567"
ou seja ele "Digipeater" a única coisa que sabe é que tem de passar as
frames da minha estação para a estação
CT1XXX independentemente como elas cheguem dai depois a estação CT1XXX
através do checksum vai
verificar que a frame não está completa e pede um retry, ou seja isso
prevê-se um aumento de tráfego caso
as condições sejam más.

o Node por sua vez funciona no modo conectado ou seja eu para me ligar á
estação CT1XXX terei de dar o
seguinte comando C CT0ZZZ e depois de estar ligado ao node dou o comando
C CT1XXX isto se no nosso
sistema nao tivermos um sistema com NET/ROM se tivermos basta digitar o
comando no nosso proprio sistema
C CT1XXX que o nosso sistema como tem "memória de rede" sabe que para se
ligar com o CT1XXX tem de se ligar
ao node adjacente com melhor qualidade de sinal ou seja o CT0ZZZ, a
partir do momento que estabelecemos a ligação
todas as frames são analisadas pelo node ou nodes por onde as nossas
frames passem, se a nossa estação enviar
a frame 12357 o primeiro node ao receber essa frame vai analisar pelo
método do checksum e vê que ela não esta correcta
e envia um pedido de retry á nossa estação que vai repetir a frame
1234567 a partir daí o 1º node que a frame ja esta correcta
e passa a frame ao node seguinte ou á estação final.

Bom espero ter esclarecido um pouco a diferença entre Node e Digipeater.

73's Paulo Santos, CT4DK