ARLA/CLUSTER: APRS

Mário Osório ct2htm gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Julho de 2009 - 19:55:53 WEST

2009/7/1 Paulo Calvo <paulo.calvo  brilhomania.pt>

>  E mais um excelente contributo seu para a mesma.
> Quando se falava acerca de tecnica o seu silêncio era ensurdecedor.
> Se só agora falou é porque seguramente percebe tanto de AX.25 como eu
> percebo de lagares de azeite.
> Aviso que nunca entrei em nenhum...
>
> Já agora convido-o  a expor a sua opinião sobre se um digipeater é ou não
> um repetidor.

*
Caro colega Paulo admito que não domino alguns assuntos de técnica de rádio,
como (provavelmente)  o colega não dominará outros temas do nosso hobby em
que estou mais á vontade. Cada um vive o radioamadorismo da forma que mais
lhe agrada, ora se a mim me entusiasma o DX em HF colegas há que só tem
gosto em operar VHF e UHF em QSO's locais. Ninguém deve ser condenado por
isso! Conheço radioamadores que não gostam de electrónica, e daí? Não gostam
do ferro de soldar mas têm licença á mesma. A minha "bicada" ironica, foi no
sentido de mais uma vez estarmos a dedicar tempo e espaço no servidor num
assunto que não nos leva a lugar algum! Enfim o sexo dos anjos...
Voltando ao tema em questão, o protoco AX.25 é um tema que não me
entusiasma, logo ignoro-o um pouco, no entanto se falarmos de modos como o
PSK, aí sim já poderei comentar mais algo...
Quanto a ser ou não ser um repetidor, não poderei constatar esse facto
porque como referi, esse domínio não me é familiar.

Sudações

73' de CT2HTM*