ARLA/CLUSTER: APRS

José Miguel Miranda Barroso da Fonte etjfonte ua.pt
Quarta-Feira, 1 de Julho de 2009 - 00:28:52 WEST

Eu já nem ia dizer mais nada, mas pronto… seja.

Só para esclarecer, DIGI vem de DIGIPEATER que por sua vez significa Digital
Repeater.

Por vezes andamos às voltas e a questão resume à interpretação.

Assim e rapidamente:

1)       O conceito de “Store-and-Foward” aplica-se ao conteúdo e não ao
protocolo em si.

2)       No “Packet” todas as tramas têm de ser recebidas na íntegra e sem
erros.

3)       Um Digipeater é “burro” (dumb). Simplesmente repete, não faz
qualquer encaminhamento (routing).

4)       Node é mais inteligente (NET/ROM). Já implementa encaminhamento
(com tudo que está relacionado a esta funcionalidade).

5)       Apesar de existirem mais protocolos embebidos no AX25 estes dois
nomes ficaram e ainda hoje se utilizam sendo o principal factor de distinção
entre eles a capacidade de encaminhamento.

6)       O APRS utiliza o conceito de DIGIPEATERS e de
proliferação/disseminação de pacotes. Por isso é normal chamar-se DIGIs aos
repetidores de APRS.

7)       Nodes eram muito utilizados na interligação de BBS.

73

  _____