ARLA/CLUSTER: Licença da Rádio Altitude em OM termina a 29/08/2009.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 21 de Janeiro de 2009 - 13:02:34 WET


Olá Carlos Freitas, CT1FZC.
 
A Rádio Altitude consegui safar-se em 2007, por muito pouco, do mesmo que aconteceu ao Rádio Clube de Angra e ao Clube Asas do Atlântico, de ver revogada a sua licença em O. M. pela ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, por ausência de emissões. 
 
Neste caso, ao que parece havia algumas duvidas sobre a legitimidade da sociedade que a gere, mas no entanto, nunca deixaram de renovar as suas licenças junto da ANACOM; o que veio a acontecer em 22 de Dezembro de 2004, por um período de 5 anos para o emissor de Onda Média, que termina este ano a 29 de Agosto de 2009. 
Como podes verificar aqui: http://www.erc.pt/index.php?op=downloads&enviar=enviar&lang=pt&id=232
 
Entretanto também em 2007, concludentemente, noticiaram que Rádio Altitude iria revitalizar as suas emissões em A.M. com a compra de um emissor digital para transmitir em 1 584 kHZ, conforme se pode verificar no Blog "A Rádio em Portugal" http://ouvidor.blogspot.com/2007/03/rdio-altitude-revitaliza-as-suas.html

Assim, conclui-se que pelo menos desde 2007 até 7 de Janeiro de 2009, tem em curso uma "reestruturação" para a estação em Onda Média..?!

Penso que é muito difícil, que isto algum dia possa vir a acontecer e temo que depois de 29 de Agosto de 2009 a ERC ou a ANACOM, revoguem a licença em Onda Média, por mais reestruturações que se consigam invocar ou inventar.

João Costa, CT1FBF

________________________________

From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of CT1FZC/CLUSTER
Sent: terça-feira, 20 de Janeiro de 2009 21:12
To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Subject: ARLA/CLUSTER: Off Topic: Onda Média volta a conquistar ouvintes...


Referente ao Emissor de Onda Média do operador de radiodifusão: Rádio Altitude
 
No âmbito de uma acção de fiscalização promovida pelos serviços da ERC, foram desenvolvidas as diligências necessárias para averiguar a situação relativa à frequência 1584 KHZ, relativa à estação de Onda Média detida pelo operador de radiodifusão (Rádio Altitude).
Na sequência de uma queixa dirigida à ERC, em Outubro de 2006, invocando que o emissor de Onda Média desta rádio devia ter sido cancelado por não emitir há mais de dez anos, foi solicitada ao ICP-Anacom informação sobre as condições de emissão na faixa identificada, tendo sido obtida informação de que a estação de onda média, na frequência 1584Khz não emite, pelo menos, desde 9 de Abril de 2003.
Condição verificada na monitorização efectuada pelo ICP-Anacom de Setembro a Novembro de 2006.
 
Recente notícia vinculada no Jornal de Notícias a 7 de Janeiro de 2009, dava conta que a rádio local mais antiga de Portugal, tem em curso uma reestruturação para a estação em Onda Média.
Em 1989, no âmbito da atribuição de frequências radiofónicas locais, passou a transmitir em FM, com licença concedida ao Centro Educacional e Recuperado dos Internados do Sanatório Sousa Martins. Em 2001, o grupo de transportes colectivos Joalto, da Guarda, adquiriu a rádio. O grupo, que na área da comunicação social detém ainda o semanário O Interior, iniciou em 2004 um processo de remodelação da estação emissora e em 2006 reforçou a aposta na informação.
 
A título de curiosidade, em Abril do ano passado a Rádio Altitude abriu o seu vasto arquivo sonoro aos cibernautas e apresentou o endereço http://altitudememoria.mypodcast.com que reúne os programas emitidos pela estação entre 2004 e 2007. 
Nesta altura, o arquivo on-line da emissora da Guarda reúne mais de 470 horas, total que faz com que seja o maior acervo sonoro informativo da região e um dos maiores do País, para além de Portugal, o Brasil, seguido de França, como os países de onde têm vindo o maior número de acessos ao arquivo.
 
 
C. Freitas
 
 




Mais informações acerca da lista CLUSTER