Re: ARLA/CLUSTER: Off Topic: Onda Média volta a conquistar ouvintes...

CT1FZC/CLUSTER ct1fzc.cluster gmail.com
Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2009 - 22:16:44 WET


Informação de alguém muito próximo da área técnica do grupo Media Capital Rádios, refere que a escolha e aquisição do novo equipamento emissor instalado no Porto Alto, não foi muito feliz.
As consecutivas avarias e respectivas reparações não estão permitindo uma estabilidade na continuidade da emissão em 1035Khz.

Como também o número de queixas apresentadas sobre a ausência de sinal nessa frequência usada pelo Radio Clube Português é muito baixo, já para não falar do valor de energia eléctrica gasto, e também a menos valia publicitária do potencial cliente em Onda Média, a preocupação para a manutenção desde retransmissão não é uma prioridade.
O curioso é, uma boa parte das queixas apresentadas, são de ouvintes Portugueses oriundos de Espanha, França e Alemanha.

C. Freitas





  ----- Original Message ----- 
  From: Miguel Tomaz 
  To: cluster  radio-amador.net 
  Sent: Tuesday, January 20, 2009 9:15 PM
  Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...


   
  Ola a todos!
   
   
   
  Fico contente por ouvir noticias destas.
   
  Tambem gosto imenso de escutar emissoes em modulaçao de amplitude.
   
  Ultimamente sintonizava diariamente os 1035KHz da Radio Clube Portugues.
   
  Mas de facto nao sei o que se passa, pois por vezes o emissor esta em funcionamento, outros dias nao esta!
   
  A cerca de 1 semana que nao transmitem na faixa de AM, gostaria imenso de os motivos das quebras de emissao...
   
   
   
  Com os melhores 73 de CT2JUT,
   
  Miguel



------------------------------------------------------------------------------

  From: joao.a.costa  ctt.pt
  To: cluster  radio-amador.net
  Date: Tue, 20 Jan 2009 19:30:25 +0000
  Subject: RE: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...



  Somente uma rectificação a esta informação; incorrecta, ou melhor, incompleta:
  "Das licenças atribuídas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), para Portugal Continental, apenas a RDP e a Renascença continuam a apostar nestas emissões"

  Falta acrescentar que o Grupo Media Capital, também detêm uma licença nacional activa para Portugal Continental, através da Rádio Comercial, S.A.  e continua a apostar nas emissões em Amplitude Modulada na Onda Média, através do Rádio Clube Português nos 1 035 kHz desde o Porto Alto, e esporadicamente também, pelo emissor do Canidelo em Vila Nova de Gaia nos 783 KHz.

  Também em Portugal Continental, a mais antiga rádio local do país – Rádio Altitude da Guarda, pode ser escutada, ao que sei também regularmente, nos 1 584 kHz.

  Estações locais em território nacional com emissões regulares em Onda Média:
        Estação
        Emissor
       Frequência
        (kHz)
       Potência
        (kW)
       
        Rádio Altitude
       Guarda
       1 584
       1
       
        Posto Emissor do Funchal
       Funchal - Madeira
       1 530
       10
       
        Rádio Lajes - Força Aérea Portuguesa
       Lajes - Açores
       1 530
       1
       


  O Rádio Clube de Angra (Angra do Heroísmo) em 909 kHz e o Clube Asas do Atlântico (Vila do Porto na Ilha de Santa Maria) em 1 566 kHz  viram revogadas as suas licenças pela ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social em Junho de 2007, por ausência de emissões. 

  Por sua vez, a Força Aérea Portuguesa nas Lajes, alterou a sua anterior frequência de 648 kHz para os 1 530 kHz. 

  Presumo que a USA Air Force nas Lajes, que transmitia na maior parte do tempo em cadeia com a AFRN - American Forces Radio And Television Network, também já não utiliza os 1 503 kHz.

  João Costa, CT1FBF



------------------------------------------------------------------------------
  From: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] On Behalf Of CT1FZC/CLUSTER
  Sent: segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009 22:00
  To: ARLA CLUSTER
  Subject: ARLA/CLUSTER: Onda Média volta a conquistar ouvintes...


  Onda Média volta a conquistar ouvintes
  Desde que se generalizaram as emissões em Frequência Modelada (FM), que a Onda Média começou a perder ouvintes. Mas a saturação do espectro em FM pode devolver-lhe a importância de outros tempos.

  Nas zonas mais remotas do país ainda é a "velhinha" onda média que permite às populações ouvir rádio. Nos grandes centros urbanos não é difícil aceder às emissões, seja em FM ou em AM (a Amplitude Modelada engloba as transmissões em onda curta, longa e média). O complicado é, por vezes, conseguir sintonizar de forma precisa a estação que se pretende em FM porque o espaço electromagnético está saturado. E é aqui que pode estar o segredo do rejuvenescimento deste tipo de transmissão.
  Das licenças atribuídas pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), para Portugal Continental, apenas a RDP e a Renascença continuam a apostar nestas emissões. É caro manter os retransmissores, consomem muita energia, e a qualidade do som para emissão de música não torna o meio atractivo para os ouvintes; apesar da mais-valia de chegar a todo o território.
  A estação pública (RDP) está a transmitir a emissão da Antena1, apenas interrompida pelos blocos de áudio-descrição que permite a cegos e amblíopes acompanhar as transmissões televisivas.
  No entanto, a Renascença reformulou a sua emissão em Agosto, criando a Rádio Sim. Até essa altura, o grosso da emissão era comum ao canal em FM, com blocos regionais (Renascença Regiões) a serem emitidos em algumas zonas.
  "Há muita gente que voltou à rádio e ficou em onda média", disse a directora de programas Dina Isabel, acrescentando que tem tido algumas surpresas vindas de público mais jovem do que aquele a quem a emissão se destina, graças aos rádio-despertadores mais antigos que só recebem este tipo de ondas. Há também, prossegue, um "revivalismo interessante. As pessoas dizem ser mais confortável ouvir em OM".
  O bom desempenho deste investimento da Renascença pode levar a que outros operadores sigam o exemplo. "Há países onde é uma realidade. Este projecto abre-nos os olhos para isso. A onda média não merece esse abandono", frisou Dina Isabel.
  A digitalização da emissão também pode vir a revolucionar o meio. É que tal como a Televisão Digital Terrestre (TDT), as emissões de rádio aos serem digitalizadas ganham qualidade e a onda média terá uma transmissão semelhante à emissão em FM. Mas a tecnologia ainda é cara.
  Fonte: JN
   
   
   



------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090120/005b53c7/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER