ARLA/CLUSTER: Primeiras emissões em D-starnos 10m e 6m.

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Sábado, 17 de Janeiro de 2009 - 13:25:36 WET

Boas tardes colega José Miguel.

A largura de banda do D-Star é de 6Khz sendo a modulação em GMSK, nos
modelos de 140 e 430 os 4,8 kbs são transmitidos da seguinte forma:

3,6 kbs voz + 1,2 kbs para data (mensagens)

no modelo 1.200 existe o acréscimo do modo DD que permite comunicações
de dados a 128 kbs, isto aplica-se para o modo DV em FM a ICOM reporta
que o desvio de frequência é de 5 Khz mas segundo os forums de
utilizadores destes equipamentos à quem afirme ter analisado os seus
equipamentos e que o desvio máximo notado foi de 1,6 e 1,8 Khz.

73’s from:
  ***********************************
                  CT1JIB / Jorge Santos
                 QTH-Locator : IM58mo
             CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
             Watch data in www.qrz.com
      QSL Via: Bureau or Eqsl: www.eqsl.cc <http://www.eqsl.cc/>

                      REP Member# 1748

                    ARLA Member# 070

       ARRL/LoTW Member# 2000232451

                AMSAT Member# 36900

                     EPC Member# 5302

                                       *

       Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH

                            D-Star System
  ************************************

Jose Miguel Fonte escreveu:
> Não conheço as especificações do D-STAR, no entanto convém ter em
> atenção a largura de banda.
> Mesmo que se utilize apenas os 10m FM, os limites da largura de banda
> diferem dos utilizados em VHF e acima.
>
> Já agora, uma vez que o D-STAR utiliza um codec proprietário, não haverá
> aqui uma colisão com a norma de que as comunicações não podem ser de
> acesso selectivo (encriptadas/codificadas). Selectivo no sentido de não
> ser um sistema aberto, ou seja, tenho de comprar um Icom para ter acesso
> ao D-STAR, ou em última análise, pagar uma licença, indirectamente, à
> [...]

73’s from: