ARLA/CLUSTER: FW: um pensamento

Paulo Santos ct1ewa gmail.com

No início desta semana, fui surpreendido por uma horrível notícia.

Um amigo do meu filho, aos 21 anos de idade colocou termo à vida!

Conhecia este miúdo, queria ser radioamador, inclusivamente tinha adquirido
2 equipamentos e eu cheguei a programar-lhe  um IC-E90!

Como eu e o meu filho,  o “Nunito” também era escuteiro!

No meio do choque e do turbilhão de ideias e reflexões que se seguem à
recepção de uma notícia destas, recordei Baden Powell ao ler a mensagem que
os seus colegas  caminheiros do Agr.36 do CNE, lhe dirigiram a título
póstumo na página Web do Agrupamento.

“Quem quer que sejamos e onde quer que nos encontremos, tenhamos consciência
disso ou não, ao passarmos por este mundo, deixamos um rasto atrás de nós.
Outros o verão, e poderão segui-lo. Pode ser um rasto que os conduza para o
bem ou que os faça extraviar-se. Depende de nós. Podemos marcá-lo bem à
vista nas árvores para que eles o vejam, ou podemos apenas deixar pegadas
sem darmos por isso(…). Em qualquer dos casos, vale a pena lembrar que
deixamos sempre vestígios de alguma espécie e que, por conseguinte, se
dirigirmos os nossos passos na boa direcção, podemos levar os outros também
a seguirem na boa direcção. A nossa pista está assinalada por aquilo que
fazemos, por aquilo que dizemos ou por aquilo que escrevemos. Aquilo que
fizemos de bom, transforma-se em marcos permanentemente seguidos(…).”

Nem todos partilhamos das mesmas convicções, mas para além da tragédia, da
dor, da apreensão, pois eu sou pai, sobrevieram-me uma série de questões
relacionadas  com o radioamadorismo, a ARAL e a vida associativa em geral.

 Como é possível  a alguém e não me refiro ao jovem que cometeu o acto mas a
um escuteiro também radioamador,  que jurou de livre vontade, prometeu e
voltou a jurar lealdade aos “Princípios do escutismo” e à “Lei do Escuta”,
que foi investido e chegou a chefe de um agrupamento de escuteiros e que
prometeu seguir e divulgar  pelos outros os ensinamentos de Baden Powell,
ter no dia a dia  uma atitude alicerçada na cobardia,  na mentira e na
falsidade e esquecer-se por exemplo da mensagem transcrita no pequeno texto
que mencionei de Baden Powell?

Claro que na ARAL todos  sabemos a  quem me refiro, mas para os menos
esclarecidos e para que compreendam a minha revolta,  trata-se de  um
radioamador, que foi chefe dos escuteiros ( isso pelo menos é verdade),  que
se dizendo engenheiro electrotécnico, inspector do Serviço Nacional de
Bombeiros e Protecção Civil, professor de Inglês, ex-controlador aéreo e
técnico de antenas parabólicas da RTPI, se acercou da ARAL e com oportunismo
e o apoio de 2 ou 3 “pseudo-associados”  colocou em causa 9 anos de trabalho
árduo e anónimo, alvitrou sobre a idoneidade das pessoas e da instituição e
a quem eu terei um prazer enorme de pessoalmente,  “in-loco” e publicamente
desmascarar, quando a oportunidade surgir .

Quais as intenções, quais os fundamentos  e o que persegue  um ser, com uma
mente assim?

Contrariamente ao que já alguém alvitrou neste fórum, ser dirigente
associativo não é só “comer e calar”, mas é também,  mostrar indignação pelo
desrespeito, falta de cultura cívica e humana, pelo  baixo nível e formação
moral  e intelectual de alguns para quem anonimamente se trabalha nas
associações!

Este é um problema comum a todas as associações, por isso mediante os
tristes factos ocorridos com um “puto” que podia ser  o meu… surgiu-me,
após ler a mensagem que os seus colegas lhe dirigiram,  esta reflexão,
baseada num problema do radioamadorismo em geral  e da ARAL em particular.

Os melhores 73’s ou uma forte canhota

CT1EWA

Paulo Santos

ARAL

FNA – Marinha Grande

NB- Óbviamente que alguns dos que lerem a mensagem, farão a observação de
que esta nada tem a ver com o nosso hoby, o radioamadorismo.

 Evidentemente que tem!

A vida associativa e o que se passa nas associações, têm a ver com o
radioamadorismo, bem como as pessoas que “por cá e por lá andam”, as suas
opiniões, acções e desvaneios…