Off Topic: ARLA/CLUSTER: Portugal Telecom anuncia a criação com RTP, SIC e TVI do Fórum TDT

CT1FZC/CLUSTER ct1fzc.cluster gmail.com
Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2009 - 00:52:16 WET


  a.. Portugal Telecom anuncia a criação com RTP, SIC e TVI do Fórum TDT

  a.. O Fórum TDT será o órgão de divulgação e sensibilização para a transição da televisão analógica para a televisão digital terrestre (TDT); 
  b.. A Portugal Telecom juntamente com RTP, SIC e TVI são membros fundadores, estando este Fórum aberto a outras entidades que se enquadrem no processo de transição; 
  c.. Todas as informações sobre TDT poderão ser encontradas em http://tdt.telecom.pt. 

Lisboa, 12 de Janeiro 2009 - A Portugal Telecom juntamente com os operadores de televisão, RTP, SIC e TVI assinaram hoje o acordo para a constituição do Fórum TDT - Televisão Digital Terrestre, que será o pólo central de informação sobre a Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal, e que terá como objectivos principais a divulgação e sensibilização para uma eficaz transição da televisão analógica para a televisão digital, servindo, igualmente, como elo de ligação entre a indústria e os utilizadores.
O Fórum TDT é uma associação independente, sem fins lucrativos, aberta à participação de outras entidades que estiverem envolvidas no processo de implementação da TDT em Portugal, como por exemplo, fabricantes, revendedores, produtores de televisão ou outras.
A TDT será a nova forma de ver TV para todos os cidadãos que não têm serviços de TV por subscrição. O início das primeiras emissões em TDT está previsto para o dia 29 de Abril de 2009, tendo a Comissão Europeia definido que o prazo para o desligamento do sinal analógico é até 2012. A Portugal Telecom, como vencedora do concurso para a implementação da rede de transmissão TDT (MUX A), comprometeu-se a assegurar aos portugueses a televisão do futuro.
A proposta da Portugal Telecom para a implementação da TDT em Portugal assegura uma cobertura abrangente, uma implementação acelerada, permitindo antecipar em 12 meses o prazo determinado pela Comissão Europeia, e soluções técnicas diferenciados. Portugal terá cobertura TDT em 2010, tornando-se o país europeu com o menor tempo de implementação.
Os portugueses poderão esclarecer as suas dúvidas sobre a mudança para a TDT acedendo, a partir de hoje, ao site http://tdt.telecom.pt. Aqui os utilizadores poderão encontrar várias áreas informáticas que explicam o que é e como funciona a TDT; quais os requisitos; ver se a sua zona de residência já tem cobertura e qual o calendário previsto para a implementação; esclarecer as suas dúvidas através de uma área de Perguntas e Respostas ou ter acesso a notícias relacionadas com o tema.


O que é a TDT?
A TDT - Televisão Digital Terrestre - é uma nova tecnologia de tele difusão terrestre (através de antenas) em sinal digital que irá substituir a actual tele difusão analógica terrestre (televisão "tradicional").
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União esta tecnologia, estabelecendo um prazo (até 2012) para o switch-off - desligamento - da actual transmissão analógica, tendo como objectivo a utilização do espectro libertado para outros serviços de comunicações como, por exemplo, a disponibilização dos 5 canais sobre a plataforma móvel.

O que ganham os portugueses com a TDT?
Acima de tudo os portugueses vão beneficiar de uma melhor experiência de televisão, mesmo para aqueles que vivem em zonas fora dos grandes centros populacionais ou que, por questões de rendimento, não podem aderir às actuais ofertas de televisão por subscrição.


  a.. A TDT permite a disponibilização de mais canais gratuitos, para além da RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), ao disponibilizar um 5º canal nacional e um canal em alta-definição (High Definition), partilhado pelos operadores; 
  b.. A TDT poderá permitir também funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos da programação (EPG), serviços avançados de informação, gravação, Pausa TV e outros serviços interactivos; 
  c.. A qualidade de som e imagem da emissão em TDT é muito superior à da actual emissão analógica, fruto sobretudo da natureza digital do sinal (possibilidade de som dolby digital). 

Que equipamento é necessário para ter TDT?
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples apenas com funções de recepção de sinal e outros com funcionalidades mais avançadas, como a Pausa TV ou a capacidade de Gravação.
Existem, também, equipamentos de televisão de última geração, já disponíveis em Portugal que estão preparados para a recepção de TDT, não sendo necessária a aquisição de qualquer descodificador.
Quer os descodificadores quer os equipamentos de televisão de última geração referidos acima têm de ser compatíveis com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264.
Quem tem televisão por subscrição nada terá que alterar pois estas modificações apenas se aplicam à televisão de acesso livre.


fonte: http://tdt.telecom.pt











  ----- Original Message ----- 
  From: Carlos Pinheiro 
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA 
  Sent: Monday, January 12, 2009 4:45 PM
  Subject: ARLA/CLUSTER: TDT arranca a 29 de Abril


  Parece que desta vez é que é...

  A Portugal Telecom mostrou hoje em Monsanto os desenvolvimentos da TDT, que Zeinal Bava acredita vai garantir maior qualidade de TV a 60 por cento da população portuguesa que ainda não tem ou não pode ter televisão por subscrição. 

  A PT compromete-se desde já a fazer as primeiras emissões a 29 de Abril em oito a 10 localizações no Continente e Ilhas, assegurando até final deste ano 80 por cento da cobertura da população. 

  "Até 1 de Janeiro de 2011 queremos ter condições para dar a quem decide a possibilidade de antecipar em um ano a data de switch off definida pela CE, se assim entenderem", afirma Zeinal Bava. 

  O presidente da PT admitiu que, por ter sido moroso, o processo da TDT colocou Portugal na cauda da Europa, mas espera com estas novas metas conseguir recuperar e, ao mesmo tempo, ajudar a dinamizar a indústria de fabrico e distribuição de boxes, mas também de conteúdos. 

  A PT vai ter várias opções de boxes disponíveis, sendo que a mais básica custará 50 euros enquanto as mais sofisticadas, que permitem gravar e parar programas, serão mais caras, mas "a um preço bastante acessível para todos", salientou Zeinal Bava. 

  Para ajudar a divulgar a tecnologia foi criado um Fórum TDT, que junta a PT, a SIC a RTP e a TVI, através do qual se pretende divulgar a mensagem da TDT e que tem desde hoje um site em tdt.telecom.pt. 




------------------------------------------------------------------------------


  _______________________________________________
  CLUSTER mailing list
  CLUSTER  radio-amador.net
  http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090113/ddcb530a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER