ARLA/CLUSTER: Off Topic: A Tecnologia e os Terroristas nos atentados em Bombaim.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2009 - 19:47:04 WET


Hoje sabe-se que os terroristas navegaram de Carachi até Mumbai(ex-Bombaim), com a ajuda de GPSr - sistemas portáteis de posicionamento global acoplados com pequenos tranceptores portáteis Dual-Band em VHF e UHF. 

A caminho da cidade, eles comunicaram usando telefones via satélite com os arquitectos do plano, posicionados no Paquistão, e receberam as coordenadas para os ataques por SMS. 

Todos reconheciam os seus alvos e sabiam as rotas mais rápidas até cada um em parte porque estudaram fotos via satélite do Google Earth, como ficou demonstrado pelos documentos encontrados.

Além disso, ao longo dos três dias de cerco em dois hotéis de luxo e num centro judaico na Índia, os coordenadores baseados no Paquistão, sempre comunicaram com os que realizavam os ataques, usando estes últimos SmartPhone/PDA´s com serviços VoIP, no qual as conversas eram realizadas pela Internet ao invés de linhas telefónicas convencionais o que dificultou a intercepção das chamadas. 

"Isso é algo completamente novo" disse na segunda-feira Hasan Gafoor, comissário de polícia de Mumbai "pois tecnologias antes complicadas (como os sistema de posicionamento global e os telefones via satélite) tornaram-se muito simples, agora os terroristas, como qualquer pessoa, podem usá-las".

De salientar que a policia especial indiana nem óculos de visão nocturna disponha.

Fontes: Áudio do Mundo Digital com Rui Tukayana na TSF de 18/12/2008, vários artigos sobre os atentados em Mumbai no "The New York Times" e artigo na Sizlopedia sobre os SmartPhones utilizados nos atentados.

João Costa,CT1FBF 






Mais informações acerca da lista CLUSTER