ARLA/CLUSTER: HF

Sergio Matias sergio.matias gmail.com
Quinta-Feira, 19 de Fevereiro de 2009 - 23:03:25 WET

Desviando um pouco o tópico...

Como também sou um dos "felizardos" que reside numa zona envolta em
QRM da mais variada espécie (linhas eléctricas e PLC), na
impossibilidade de comprar uma quinta no "meio do nada" livre de ruído
e devido à ineficácia das entidades responsáveis em resolver o(s)
problema(s) até à data, restou-me experimentar um "Noise Canceller",
que andei a investigar durante algum tempo..
Existem pelo menos três firmas que comercializam este tipo de
equipamentos; MFJ Enterprises (MFJ-1025/1026), Timewave (ANC-4) e Wimo
(QRM-Eliminator).

O meu "setup" consiste no "QRM-Eliminator" da firma Wimo onde a antena
auxiliar de recepção é constituída por uma cana de pesca (em homenagem
à irmandade) com 5 metros terminando com um transformador de
impedância de relação 9:1.
A antena principal é também uma cana de pesca (com 7 metros)
terminando com o acoplador automático AH-4 da Icom, onde já fiz
referência num e-mail anterior.

O resultado.. Consegui reduzir o QRM envolvente substancialmente, quer
das linhas eléctricas, quer do PLC, o que me permite utilizar
novamente as bandas de HF, para minha satisfação.

Importa referir que os "Noise Cancellers" poderão não funcionar em
todos os casos, dependendo da característica do ruído. Recomendo aos
colegas interessados em experimentar a pedirem o aparelho "à
experiência" (no caso da Wimo é possível), ou a comprá-lo usado numa
feira da rádio, pois por vezes aparecem, e também a pesquisarem
informação sobre a matéria (Google is your best friend :-)

Uma vez que utilizo o "Noise Canceller" há relativamente pouco tempo,
ainda não me foi possível explorar na totalidade as suas
potencialidades e efectuar experiências com outro tipo de antena
auxiliar, mas qualquer dúvida que surgir tentarei responder na medida
do meu conhecimento actual.

Cumprimentos,

--
Sérgio Matias