ARLA/CLUSTER: European Geo Parks Special Event e Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 16 de Fevereiro de 2009 - 12:14:10 WET


[http://www.europeangeoparks.org/templates/Geoparks_Logo.gif]<http://www.europeangeoparks.org/>[http://www.europeangeoparks.org/repository/photos/76_fig(small)1.jpg]<http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.almadeviajante.com/images/travelnews/naturtejo_geopark.jpg&imgrefurl=http://www.almadeviajante.com/travelnews/002249.php&usg=__EDE-juB3Mr03QlJy2EovNVcPjwg=&h=100&w=160&sz=10&hl=pt-PT&start=4&tbnid=5afW-LXBSo3NEM:&tbnh=61&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3Dnaturtejo%2Bgeopark%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG>[http://www.globalgeopark.org/Portals/1/images/0135-tourism-Naturtejo%20Meseta-Portugal-Penha%20Garcia.jpg][http://tbn2.google.com/images?q=tbn:5afW-LXBSo3NEM:http://www.almadeviajante.com/images/travelnews/naturtejo_geopark.jpg]<http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.almadeviajante.com/images/travelnews/naturtejo_geopark.jpg&imgrefurl=http://www.almadeviajante.com/travelnews/002249.php&usg=__EDE-juB3Mr03QlJy2EovNVcPjwg=&h=100&w=160&sz=10&hl=pt-PT&start=4&tbnid=5afW-LXBSo3NEM:&tbnh=61&tbnw=98&prev=/images%3Fq%3Dnaturtejo%2Bgeopark%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG>
Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
European Geo Parks Special Event

Martin, G3VOF, and six other radio amateurs will be putting GB6GEO on the air again this year during the European Geo Parks Communication Event which takes place on Saturday, May 23rd and Sunday, May 24th.

Activity will be from Cavern in Torquay, right in the heart of the English Riviera Global Geopark. This callsign (along with many others) will be going on the air bringing awareness to the beautiful "Geo Parks" in the UK and around different parts of the world.

Suggested frequencies are: 3680, 7080, 14180, 21180 and 28180 kHz.

If you live in France, Spain, Italy, Austria, Romania, Czech Rep, Norway, Brazil, or China and are interested in participating in this event and, can obtain the special "GEO" suffix, please contact Martin as soon as possible via E-mail at: martin  riviera.fm<mailto:martin  riviera.fm>

For more details, see GB6GEO at: http://www.qrz.com/callsign/GB6GEO

Fonte: OPDX

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional
UNESCO European and Global Geopark

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, tem como objectivo valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico regional. O vasto património geomorfológico, geológico, paleontológico, e geomineiro, apresenta elementos de relevância nacional e internacional, de que são exemplos os icnofósseis de Penha Garcia, os canhões fluviais de Penha Garcia, das Portas do Ródão e de Almourão, a mina de ouro romana do Conhal do Arneiro e as morfologias graníticas da Serra da Gardunha e Monsanto. Para além dos geossítios, o Geopark Naturtejo conta com o Parque Natural do Tejo Internacional e com áreas protegidas no âmbito da Rede Natura 2000 (sítios Gardunha, Nisa e S. Mamede) e das Important Bird Areas (Penha Garcia - Toulões e as serranias quartzíticas do Ródão), que testemunham a sua riqueza ecológica.

A história milenar desta região dotou-a de inúmeros castelos, igrejas e palácios, atingindo uma diversidade rara em Portugal. As ruínas da Civitas Egitania em Idanha-a-Velha, as estações paleolíticas e a Arte Rupestre do Tejo, bem como as regiões megalíticas de Nisa e Rosmaninhal constituem pólos de relevante interesse arqueológico. As práticas ancestrais, testemunhos vivos das múltiplas singularidades da cultura raiana, têm fortes raízes na paisagem. O estatuto de "Aldeia mais portuguesa de Portugal", conferido a Monsanto, e as Aldeias de Xisto, espalhadas pelo Geopark Naturtejo, são símbolos desta riqueza etnográfica ainda muito bem preservada.


[http://www.naturtejo.com/gfx/page_sep_line.gif]

Turismo de Natureza

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional possui uma das mais densas redes de percursos pedestres, de pequena e grande rota, do país. Estas vias, para a descoberta do território, correspondem à malha unificadora dos múltiplos pólos de atracção para um turismo activo. Sob a temática da Geologia encontram-se homologadas a Rota dos Fósseis, em Penha Garcia, a Rota das Minas, em Segura, a Rota dos Barrocais, em Monsanto, e os Trilhos do Conhal, em Santana. Para além das rotas marcadas, o Geopark Naturtejo apresenta anualmente um calendário de percursos temáticos originais, sempre com uma forte componente multidisciplinar.

Em plena Rota dos Fósseis (Penha Garcia) e Rota das Invasões (Vila Velha de Ródão) podem encontrar-se escolas de Escalada, que garantem adrenalina ao máximo nas suas actividades, que vão desde a escalada desportiva ao slide, nos quartzitos, e do paintball e TT nas serras do Ródão ao hipismo, nas rotas do contrabando que cruzam o Sinclinal, em Penha Garcia.

As voltas da água nas entranhas da Terra poderão ser calmamente desfrutadas e melhor compreendidas nas esplêndidas Termas de Monfortinho, em Idanha-a-Nova, e da Fadagosa, em Nisa.

A tranquilidade das águas do Rio Tejo permite a realização de passeios de barco que vão à descoberta da geomorfologia das Portas de Ródão, das colónias de grifos e da Arte Rupestre do Tejo.

No Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, em Vila velha de Ródão, é levado a descobrir o modo como evoluiu a paisagem e a tecnologia do Homem de Ródão. As escolas poderão contar com a Associação de Estudos do Alto Tejo para compreender a ocupação humana da Bacia do Tejo e os patrimónios do monumento natural das Portas de Ródão.

O granito, como recurso económico e como objecto de arte, pode ser entendido e apreciado no Museu do Canteiro, em Alcains, e no Roteiro das Esculturas, em Alpalhão.

O Parque Natural do Tejo Internacional é um dos mais importantes santuários de vida selvagem da Europa.

As actividades geoturísticas desenrolam-se paralelamente a uma vasta e original oferta de produtos turísticos de qualidade, que vão da gastronomia ao património histórico e dos eventos desportivos às festividades religiosas tradicionais.


Fontes: OPDX e Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20090216/2d418862/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER