RE: ARLA/CLUSTER: Tensão EDP

Afonso Marques amarques efacec.pt
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2009 - 11:09:04 WET

Pois é colega Pedro . Aí está um relato duma situação bem desgradável e com actuação do distribuidor pouco responsável .Comigo já aconteceu ,há anos na aldeia , por uma fase no ramal estar à terra e faltar o neutro, provocar avarias em aparelhagem. Reclamei, vieram constatar accionaram o seguro que têm para estes casos e indemnizaram-me sem problemas em duzentos e tantos contos.Por acaso de há uns anos a esta parte , no aspecto variação de tensão , isto na aldeia, tem estado muito regular . Já no que concerne a falhas de alimentação é um caos, mal venha mau tempo.

Mas a EDP gaba-se dos seus investimentos e resultados nesta área e noutras, aqui e lá fora, e esquece-se ( ela , a ERSE e o governo ) do fim para que foi criada, que é fornecer energia eléctrica com qualidade aos seus clientes nacionais.

73's

CT1RH

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro
Enviada: quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009 1:03
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Tensão EDP

Boa noite colega Afonso.
Na verdade ninguém tinha referido que tinha 253v em casa, apenas tinham
deixado no ar a possibilidade de isso acontecer. A acontecer, e parece que
por vezes acontece, não é assim tão absurdo.
No local onde moro, tenho constantemente tensões, nunca inferiores a 248v,
chegando muitas vezes aos 252/253v.
Começando do início, em Janeiro de 2008, o transformador que está ao lado de
casa, rebentou. A edp veio prontamente substituir o velho transformador por
um novo. Como electricista que sou, reparei que o transformador velho,
estava regulado no ponto 3, sendo este de tensões 220/380v. Quando montaram
o novo transformador, estavam tentados em deixa-lo no ponto 3 também, sendo
este novo transformador de tensões 230/400v. Corri a casa a desligar os
gerais, e assim que ligaram o pt medi a tensão à entrada do meu quadro.
Tinha nada mais, nada menos que 261v. Quando vim à rua para os alertar, qual
o meu espanto, que estavam de abalada. Falei com o engenheiro responsável, e
logo ele me acompanhou ao meu quadro a medir as tensões. Com 2 aparelhos
meus, media 261v, com o aparelho deles, daqueles que se compram 3 por 10?,
apenas media 254v. Desligaram o transformador, mudaram o ponto para 2,
voltaram a ligar e voila: 253v. Ainda referi que estava alta a tensão, ao
que esse engenheiro me respondeu, que seria por ser de noite e as fabricas
paradas, logo, a linha de média estaria leve. O que é certo, é que a tensão,
mesmo de dia nunca baixa dos valores que mencionei ao principio, e nada
posso fazer enquanto a tensão não ultrapassar os 253v, que são os 230 + os
10% da tolerância.
Exemplo idêntico ao meu, já constatei em mais 2 clientes onde presto
assistência.
Como tal, é possível e acontece mais vezes do que pensamos, que as tensões
se elevem ou desçam a valores extremos.

Pedro
ct2ibp