Re: ARLA/CLUSTER: Tensão EDP

Gomes ct1hix sapo.pt
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2009 - 20:05:42 WET

Boas Colega Paulo
Eu não contei tudo o que se passou, por isso pode-lhe parecer estranho
À uns dias pelo brilho das lâmpadas apercebi-me que a tensão estaria baixa. Verifiquei que valor não ultrapassava os 195v. Liguei para a EDP que enviou uma  equipa de manutenção confirmou o problema. Apesar de eu lhes repetir que tal nunca tinha acontecido, que poderia existir algum problema a montante, trocaram a fase que alimenta o meu QTH, fiquei com cerca de 230v mas com "a pulga atrás da orelha". Então  pôs o multímetro (Fluke 175 mede o valor eficaz e faz registo de valor max) a monitorizar a rede e no dia seguinte lá estavam 254,8v. Voltei a ligar para a assistência da EDP não sei se fizeram alguma coisa mas  neste momento os valor max não ultrapassa os 244v, que estão dentro da tolerancia.
Não me tinha lembrado de medir o neutro, neste momento tem cerca de 4 volt em relação a terra de protecção.
Agradeço a ajuda.

73 Gomes CT1HIX
  ----- Original Message -----
  From: Paulo Mendes
  To: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
  Sent: Wednesday, February 11, 2009 6:58 PM
  Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Tensão EDP

  Colega Gomes, boa tarde.  Antes de masi eu pessoalmenet acho muito estranho ter essa tensão em casa, se fosse uma tensão de 200 Volts ou 210 eu não me adimirava mas 253... é de pensar.
  Aconselho-o a verifcar a pilha do equipamento de medida, por vezes em alguns equipamentos a ausência de carga sufuciente na pilha dá erros de leitura.
  Confir-me se o equipamento está a medir correctamento (colocando outro em paralelo e comparar), o equipamento é TRUE RMS? .
  Também poderá ter uma avaria na sua instalação ou na da EDP, se o Neutro não estiver correcto (ausente de tensão em relação há terra) pode ter estes picos. Uma maneira simples é medir no seu quadro electrico se existe diferenca de tensão entre o circuito de protecção (terra) e o Neutro da sua instalação.

  Por outro lado se tiver proximo do PT normalmente tem tensões mais elevadas que os 230V mas suponho que nunca para os 250V

  Caso verifique estes pontos aconselho-o a ligar para a EDP para verificar se não está algo errado.

  Paulo Mendes - CT2HQT