Re: ARLA/CLUSTER: Tensão EDP

Paulo Mendes ct2hqt gmail.com
Quarta-Feira, 11 de Fevereiro de 2009 - 18:58:18 WET

Colega Gomes, boa tarde.  Antes de masi eu pessoalmenet acho muito estranho
ter essa tensão em casa, se fosse uma tensão de 200 Volts ou 210 eu não me
adimirava mas 253... é de pensar.
Aconselho-o a verifcar a pilha do equipamento de medida, por vezes em alguns
equipamentos a ausência de carga sufuciente na pilha dá erros de leitura.
Confir-me se o equipamento está a medir correctamento (colocando outro em
paralelo e comparar), o equipamento é TRUE RMS? .
Também poderá ter uma avaria na sua instalação ou na da EDP, se o Neutro não
estiver correcto (ausente de tensão em relação há terra) pode ter estes
picos. Uma maneira simples é medir no seu quadro electrico se existe
diferenca de tensão entre o circuito de protecção (terra) e o Neutro da sua
instalação.

Por outro lado se tiver proximo do PT normalmente tem tensões mais elevadas
que os 230V mas suponho que nunca para os 250V

Caso verifique estes pontos aconselho-o a ligar para a EDP para verificar se
não está algo errado.

Paulo Mendes - CT2HQT