ARLA/CLUSTER: audio dx

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2009 - 16:32:45 WET

ColegaUm bom audio para DX deve ser reforçado nas frequencias médias. Tem
que realçar as frequencias que têm mais "potencia" vocal.  90% da
compreensibilidade do audio está nas frequencias entre os 600Hz e os 1800
Hz. Como tal é de deixar de lado completamente os SSBs HIFI de banda larga,
evitar audio com frequencias abaixo de 300HZ que só gastam energia e
provocam sobrecarga do andar final, e evitar frequencias demasiado elevadas
que tambem de nada vão servir, visto que a maioria dos DXrs tem filtros mais
estreitos e como tal não vão escutar as frequencias que não passam pelos
filtros dos seus receptores.Digamos que uma resposta de audio de 300Hz a
2400 Hz é o ideal para QSOs locais e DX. Se quiser só DX, então talvez seja
melhor usar um filtro de 300 a 1800 Hz... E já agora, um bom processador de
audio, devidamente ajustado,(nada de saturar o PA, senão, sai mais QRM do
modulação!) tambem dá uma boa ajuda.
Repare por exemplo em algumas estações que por aí andam em SSB de banda
larga. Mesmo com sinais de S9, ou mais, se houver algum QRM, são dificeis de
entender. Por outro lado, estações com banda estreita, mesmo com sinais de
S2/S3, no meio do QRM, são copiáveis.

73 de CT4RK