ARLA/CLUSTER: Dipolo 160M

ct1ewa ct1ewa gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Fevereiro de 2009 - 22:39:48 WET

Caros colegas, procuro opinião sobre a construção de uma antena para a banda
dos 160M.

Durante alguns anos trabalhei com uma Long-wire cortada a aproximadamente ¼
de onda.

Não pretendo fazer uma vertical, pois  não tenho espaço para a montar e/ou
estender radiais em casa após o concurso, nem estou interessado em investir
muito na antena e,  para utilizar uma vertical (o que seria óptimo)
necessito de bastante fio e QSJ´s para “espalhar” radiais.

Igualmente não possuo uma grua para esticar um fio, nem tão pouco, um
balão…para o mesmo fim.

Esta antena será feita para usar no CQwwdx160M e será quase pela certa um
dipolo!

Alguém tem alguma ideia que possa partilhar comigo?

73’s

CT1EWA

NB – claro que em princípio dentro da normalidade,  farei um dipolo de 1/4
de onda, a usar em V invertido.