ARLA/CLUSTER: Petição pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em canal aberto
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 31 de Dezembro de 2009 - 18:10:57 WET
Destinatário: Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Petição pela emissão da RTPN e RTP Memória na TDT em canal aberto
Exmo. Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Os signatários vêm solicitar a sua atenção para os seguintes factos:
1. A 29 de Abril do corrente ano arrancaram em Portugal as primeiras emissões oficiais de televisão digital terrestre (TDT).
2. Portugal é dos últimos países europeus a iniciar o processo de transição do sistema de televisão analógica para o sistema de televisão digital terrestre.
3. Segundo recomendação da Comunidade Europeia e já regulado pelo Governo, o encerramento das emissões de televisão analógica será em Abril de 2012.
4. O concurso que atribuiu a licença de exploração do Mux A ou seja, da TDT de acesso não condicionado livre (canais gratuitos), salvaguardou espaço para a difusão de um canal em alta definição e de um 5º canal generalista em definição standard.
5. O concurso para a atribuição da licença do 5º canal terminou sem vencedor. Aliás, os dois únicos candidatos foram chumbados pela ERC.
6. O canal em alta definição, que deveria transmitir programação dos canais públicos e privados nunca se materializou devido à falta de acordo entre os canais.
7. Como foi reconhecido por responsáveis do Governo, a existência de uma oferta televisiva para além dos quatro canais actuais seria um factor extremamente importante para assegurar o sucesso da televisão digital terrestre e um apoio muito significativo na fase de transição. Esta, aliás, tem sido a estratégia seguida por vários outros países em que, por exemplo, os operadores públicos disponibilizaram novos canais temáticos na plataforma de TDT.
8. Não se perspectiva a breve prazo uma alteração da situação de impasse em que o 5º canal e o canal de alta definição se encontram.
9. Em 2004, aquando do lançamento dos canais RTPN e RTP Memória, foi dada como justificação para a sua não difusão na rede analógica de televisão a falta de espectro (espaço) radioeléctrico. Os canais ficaram disponíveis apenas nas
plataformas de canais pagos.
10. Actualmente existe espectro (espaço) livre no Mux A para a difusão de, pelo menos, mais dois canais em definição standard.
Pelo exposto, vimos solicitar:
A difusão dos canais RTPN e RTP Memória em sinal aberto no espaço livre do Mux A da TDT.
Lisboa, 17 de Junho de 2009
Os Peticionários
Ver Signatários: http://www.peticao.com.pt/ver-assinaturas.html?peticao=874|
Assinar Petição: http://www.peticao.com.pt/assinar-peticao.html?peticao=874
Fonte: http://tdt-portugal.blogspot.com
Mais informações acerca da lista CLUSTER