Re: ARLA/CLUSTER: Avisos Protecção civil

Antonio Matias ct1ffu gmail.com
Quinta-Feira, 24 de Dezembro de 2009 - 12:41:13 WET

Bom Dia.
Pois claro, já vão 3 clamorosos erros desta entidade.
Açores, Madeira e Região Oeste.
As perdas foram enormes e os danos causados foram catastróficos, como todos
vimos e muitos de nós, particularmente sofremos.
Nem um aviso suou em relação a nenhuma destas situações.
Então vieram duas frentes-cavadas de depressões ciclónicas com ventos de
200km/h, e ninguém avisa?
Pois não, estavam todos em alerta amarelo a fazer compras de Natal no
Colombo ou coisa do género.
So aparecem depois, no fim, a dizer que está tudo sob controlo.
É de facto escandaloso.
Já estive nos Estados Unidos de ferias e tive oportunidade de ser "brindado"
com a visita de um furacão.
Aí sim, viu-se o que Protecção-Civil a trabalhar, 3 dias antes já estava
toda a gente preparada para a chegada.
Durante o furacão, só Policias e Bombeiros podiam circular nas  ruas.
Houve informação, apoio, entreajuda etc.
Como radio-amador, e tinha um radio portátil, inscrevi-me na lista de
"watchers" e fiquei com a responsablidade
de garantir comunicações desde o Hotel (com 500 pessoas dentro)  se
fosse necessário.
Durante todo o dia, no repetidor local, iam pedindo "reports" da situação a
todos os inscritos na lista e que ficaram com áreas de vigilância.
Enfim, coisas a sério.
Não é que queira ver radio-amadores ocupar o lugar de ninguém, é apenas um
exemplo de como em certos países se usa e bem, tudo e todos em prol do bem
comum, e salvaguarda de vidas.
Aqui em Portugal fica tudo ao sabor da sorte.
Como é possível após a terceira falha imperdoável da Protecção Civil em
apenas um mês, ainda não rolaram cabeças.

Estamos entregues a nós próprios.

73's
e boas festas a todos.
Matias