ARLA/CLUSTER: Off Topic: Essenciais uma porra! ou O drama dos computadores novos

Sexta-Feira, 18 de Dezembro de 2009 - 16:47:31 WET

Para todos os que reclamaram dos atalhos:

Ultima versão Open Office em Português - http://pt.openoffice.org/download/download.htm

João Costa, CT1FBF
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009 16:23
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: ARLA/CLUSTER: Off Topic: Essenciais uma porra! ou O drama dos computadores novos

Raios! É tanta a tralha que as marcas instalam nos computadores que até faz confusão!!

Eu explico-me: acabei de receber um computador, novinho em folha, para testar e até devo admitir que estou impressionado pela positiva. Culpa do Windows 7 evidentemente. Mas bolas, a Toshiba conseguiu pôr para aqui muita coisa que só estorva! Uma maçada pela qual todas as fabricantes de PCs nos fazem passar! Francamente não sei que mal é que fizemos às HPs, Toshibas, Asus e afins deste mundo, para termos que levar com tanta trampa digital.

Vou fazer uma lista pouco exaustiva do que está para aqui instalado de origem.

- McAffe Security Center. Este é mesmo o mais chato. Está sempre a avisar que falta actualizar uma merdinha qualquer. Sempre com janelas pop-ups e sem grande utilidade para além de nos acagaçar a todo o momento porque podemos ser alvo de um ataque tremendo de vírus e hackers e coisas dessas. Há antivírus gratuitos(exemplo: http://free.avg.com/) que fazem o suficiente para estarmos em segurança na net e não são chatos.

- Amazon.com / eBay.com. Estes roçam o inconcebível. Nem são programas (mas estão podem ser removidos como se fossem um programa) e servem apenas de atalho para os respectivos sites. Claro que as fabricantes de computador ganham uns cobres por nos obrigarem a levar com estes ícones.

- Microsoft Office Home and Student 2007 - Este super programa vem instalado e funciona durante 60 dias (ou 25 vezes, agora fiquei na dúvida) sem qualquer problema. Depois está na hora de pagar à Microsoft cerca de 100 euros. O OpenOffice e até o Microsoft Works que habitualmente também está instalado em todos os computadores novos servem de alternativa. O OpenOffice é mesmo gratuito (http://pt.openoffice.org/).

- Assistentes e pequenos programas da própria marca - Neste computador, a Toshiba tem 22 programas e programinhas. Só um é realmente útil: a aplicação para dar mais rendimento à bateria do portátil.

- Windows Live Sync e Windows Live Essencials - Essenciais uma porra!

Ora, é evidente que grande parte destes programinhas podem ser desinstalados, mas confesso que preferia ter sido perguntado se os desejava instalar. Assim não tinha que perder tempo a retira-los um a um.

Fonte: Mundo Digital por Rui Tukayana.

PS-Estou neste momento exactamente com o mesmo problema do Rui. Será que consigo pôr isto operacional até ao Natal...!?
João Costa, CT1FBF