ARLA/CLUSTER: Off Topic: Receba SMS´s Publicitarias e seja ROUBADO sem saber.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 15 de Dezembro de 2009 - 17:39:50 WET

Prezados colegas,

Esta serve de aviso, pois somente no início deste mês de Dezembro
consegui finalmente descobrir como é que o meu telemóvel ficava sem
saldo mal o carregava.

Desde há três meses, que vinha notando que mal carregava o meu
telemóvel este praticamente fica sem saldo, e por mais voltas que
desse não conseguia descobrir o porquê da situação.

Até que no início de Dezembro, finalmente dei com o "buraco". Recebia
periodicamente SMS publicitários e pensa eu para com os meus
botões,...  lá estão estes gajos a chatear-me outra vez… e apagava
imediatamente a mensagem.

Já tinha lido algo sobre o assunto, mas pensava que era mais um dos
"mitos urbanos" que existem reportados na Internet. Como utilizador da
Internet, ainda não sabia que a anuência a certos tipos de
reclames/convites a participar com cliques do rato em janelas
dinâmicas que invadem abusivamente o ecrã do computador, dizendo por
exemplo, “ganha um iPod, ganha um PC portátil se responderes a …”,
"Saiba quando vai morrer...", etc, etc colocando para o efeito numa
determinada célula da tal janelinha o seu n.º do telemóvel, poderia
dar azo ao que relato.

Passados uns segundos aparece um “pin” no respectivo telemóvel para o
incauto utilizador de Internet colocar noutra célula da dita
janela/reclame/convite e com isso ter direito a ser sorteado para,
cabendo-lhe a sorte (prometida), a ser ROUBADO indefinidamente, como
acabei por vir a descobrir.

Este é o teatro das operações que catapulta o dito utilizador/cliente
da rede da TMN, (suponho que se deve passar o mesmo ao nível de
utilizadores de todas as outras redes) para a cobrança no subterfúgio
do furto e na silenciosa ignorância do seu efeito, da quantia de 2€
(c/Iva) por cada sms recebido que são adicionados ou debitados
automaticamente à factura do cliente, neste caso da TMN.

Contactada a TMN para descodificar a discrepância entre o montante da
factura indicado no início do dia e o indicado no seu fim; existia uma
diferença de cerca de 6 €/ dia sem se ter feito qualquer chamada..!?
Contactado o 1696 do atendimento ao cliente, fui esclarecido que era
uma empresa denominada Messaging Solution que fazia essa cobrança ao
enviar para o meu telemóvel aquelas mensagens publicitárias por via de
uma hipotética prévia participação naqueles “concursos” OU NÃO, porque
o respectivo utilizador utilizou a Internet, mas não participou em
nenhum concurso.

Para acabar com esta inadmissível situação foi-me indicado pelos
assistentes para enviar rapidamente, PAGANDO, para o n.º 3345 a sms
com a palavra “STOP” a fim de nos ser anulada a comunicação/via do
roubo, e que receberíamos posteriormente uma sms a confirmar a mesma,
o que na verdade aconteceu. De outra forma, ligar para o n.º 21 01 10
777 daquela empresa e solicitar o bloqueamento imediato de
comunicação/mensagens…podíamos também mediante pedido formal por um
e-mail ou fax, com o n.º do telemóvel e a referencia Multibanco de
recargamento do saldo, anular permanentemente este tipo de "serviços"
não solicitados.

O que nos foi posteriormente indicado é que deveríamos guardar essa
mensagem de confirmação recebida no telemóvel para com ela nos
escudarmos perante a TMN se acaso verificássemos nova discrepância na
factura mensal, IMAGINE-SE!

Em termos de revisão das facturas anteriores, confirmei que desde há
cerca de três meses atrás um valor de factura dissonante com o valor
mentalmente calculado em conformidade com as chamadas emitidas; ou
seja, fui ROUBADO várias vezes. Por exemplo, na última factura, a de
Novembro, vem indicado no detalhe a quantia de 22,00 € em SMS-TMN-
ENTRETENIMENTO !!! e isto porque não o recarreguei mais vezes. Existem
por ai infelizes “contemplados” que tem dividas que ascendem a
centenas de Euros.

Perguntamos: QUEM NOS DEFENDE DESTE OUSADO ROUBO E DESTAS POSSÍVEIS
(futuras/hipotéticas) SITUAÇÕES GATUNEIRAS?

Contactada a DECO fui informado terem centenas de queixas sobre estas
ABUSIVAS situações de FRAUDE sendo apontada a ANACOM, como regulador
do sector, o primeiro responsável por este ROUBO visto que permite a
existência de SMS de valor acrescentado sem que o incauto utilizador
se aperceba da situação. Existem na Internet dezenas de queixas por
este tipo de actuação desta e de outras empresas.

Apresentei queixa à TMN e à ANACOM, via gabinete jurídico da DECO,
perante esta situação que me abstenho de mais quantificar e
qualificar... " filhos de uma grandessíssima P…"

João Costa, CT1FBF