ARLA/CLUSTER: Propagação em V/UHF

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 12 de Dezembro de 2009 - 11:41:45 WET

Caros colegas
Desde à uns 3 dias para cá, que a propagação em 2m e 70cm tem dado que
falar. Não se registou uma diferença brusca de temperaturas, não é época de
ductos, nem de esporádicas,  a temperatura está relativamente baixa, mas o
que é certo é que a propagação tem estado completamente rota em 2m e 70cm
nos ultimos dias, sem razão aparente. Ontem à noite estive em QSO em directo
a noite toda com o CT1APU de Castelo Branco. entre outros colegas, sempre
com sinais proximos do fundo de escala. Os repetidores era uma farturinha. A
certa altura chamou-me um colega que eu julgava andar perto de Sines.
...Enganei-me!!!  Era o CT2GPZ em  móvel e em Portalegre, que chegava quase
fundo de escala!!!   Peguei no portátil e com 2,5watts, de dentro de casa,
estabeleci perfeitamente o QSO entre Sines e Castelo Branco. Apareceram
colegas de várias localidades...Tudo a chegar que nem um tiro!...Coisa
estranha!!...E neste momento continua tudo roto...A propagação continua
muito aberta em VHF pelo menos. Estou na escuta do repetidor de Santiago do
Cacem e ja por lá andaram uns EAs em testes. Ao que soube através do CT2GQL,
(estou no batente e não tenho emissão em HF) a propagação em 10m tambem está
aberta. ...CT5 aproveitem esta abertura e afinem os ponteiros....Logo à
noite talvez a festa continue.

73 de CT4RK

power line. Proteja o ambiente