ARLA/CLUSTER: Novidades do Afeganistão.

David Quental ct1drb iol.pt
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2009 - 10:23:36 WET

Melhores cumprimentos aos colegas presentes neste cluster,

como o título indica, tenho algumas novidades da minha actividade desde
o Afeganistão.
Cheguei no dia 30 de Setembro deste ano, quase 3 meses, e comecei a
minha actividade rádio no dia 21 de Outubro, mesmo antes do meu aniversário.

O facto de ter obtido antecipadamente o meu indicativo afegão, T6AG,
ajudou-me muito e deixou-me livre de preocupações nesse particular. No
entanto para instalar as antenas já envolveu outras diligências e não
fosse o facto de falar inglês e de ter um bom relacionamento, talvez
prolongasse mais no tempo as respectivas autorizações.

Pese todavia a bom vontade de todas as autoridades contactadas, não
posso operar nos 20 e 80 metros, pois ambas as bandas têm estatuto
civil/militar. Todas as outras bandas estão livres para a minha operação.

Como felizmente tenho vizinhos nada parecidos com os do meu prédio,
tenho instalados 2 dipolos. Um dipolo para os 30m, aonde tem havido mais
actividade, e outro dipolo multibanda dos 10 até aos 40m. Ambos feitura
e oferta do colega CU3DI Pedro Pereira.

Como equipamento tenho o Kenwood TS480SAT que se tem portado muito bem.
Para programa de contactos tenho utilizado o YFKtest com driver para a
winkey de OK2CQR. Para registo dos logs utilizo o CQRlog. Sistema
operativo é o OpenSuSE 11.2.

O meu qsl manager é o EA3GHZ e estou também no LoTW. As qsl's podem ser
via buro ou directas.

Já efectuei quase 4000 qso's, todos em CW, com todos os continentes
contactados mas com poucos colegas portugueses no log. O primeiro foi o
CT1FMX e o último o CT1EKY.

Habitualmente estou nos 28012, 24895, 21012, 18072, 10107 e 7012, mais
Khz menos Khz.

A minha actividade radio irá até Abril do próximo ano, como tal ainda
tenho muito tempo pela frente.

Já tive a visita do colega CT1CYH ao meu shack :) .

Quanto ao país é belíssimo, muito montanhoso (estou quase a 1800m de
altitude), todavia é seco. As pessoas são muito afáveis e simpáticas.

Por enquanto é só.

Desejo a todos os colegas os melhores 73 e até próximo email.

T6AG
David Quental