ARLA/CLUSTER: Linear Transponder

CT2HRB ct2hrb ondalivre.com
Domingo, 30 de Agosto de 2009 - 01:43:43 WEST

Colega Jorge Santos,

Obrigado pela explicação, percebi perfeitamente, só há uma coisa que não
percebo, está no plano de bandas da IARU:

"144.630-144.660 Linear Transponder OUT
144.660-144.690 Linear Transponder IN"

Então o Serviço de Amador por Satélite em 2m não é dos 145.8 até 146 MHz ?

CT2HRB

----- Original Message -----
From: "Jorge Santos" <nobre.santos  netvisao.pt>
To: "Resumo Noticioso Electrónico ARLA" <cluster  radio-amador.net>
Sent: Sunday, August 30, 2009 1:23 AM
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Linear Transponder

Caro colega.

    Linear Transponder são estações repetidoras em satélite que ouvem
numa frequência e repetem o que ouviram noutra.
Imagine o que poderia acontecer se o seu repetidor local pudesse
retransmitir tudo que escuta numa faixa de frequências de entrada? Esta
é exactamente a função de um "Linear Transponder.
    Em modo A, o transponder do satélite RS escuta uma porção da banda
dos 2 metros e retransmite tudo que escuta na banda dos 10 metros.
Quando o modo K está activo, o transponder escuta uma secção da banda
dos 15 metros e simultaneamente retransmite nos 10 metros. Em modo T, o
satélite escuta os 15 metros e retransmite nos 2 metros! A diferença
entre as frequências, mais alta e mais baixa (uplink e downlink) é
conhecida como "transponder passband" (faixa de passagem).
    Os transponders lineares não só repetem tudo o que escutam na sua
faixa de frequência de "uplink", como, fazem isso constantemente. CW é
transmitido como CW; SSB como SSB.

Um exemplo do transponder linear recente e a trabalhar é o KiwiSat, o
Oscar 7 (este último tem estado meio parado), pode consultar esta página
e verificar os satélites que tem transponders lineares e que estejam
activos
http://py5sg.homeip.net:2000/radioamadorismo/satelite/SatelliteOperatingFrequencies.pdf.

Espero que tenha ajudado.