ARLA/CLUSTER: Tropo - confusões...

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 29 de Agosto de 2009 - 16:33:48 WEST

Caros colegas,

Ontem passou-se uma situação engraçada nos 145.725 MHz.

Estava eu a escutar nesta frequência o repetidor do Arestal, com S-9, o dos
Açores, Serra do Cume, com S-5 e o das Canárias com S-9+40 (!!!)

Entretanto ouvi o CU3CY/M a chamar por algum colega do Continente e coloquei
o tom de protecção em 88.5 Hz e respondi-lhe, dizendo que o escutava em
perfeitas condições. O colega Alberto, da Praia da Vitória, respondeu-me que
me estava a escutar bem também e qual era o repetidor do Continente que eu
estava a usar para chegar lá tão bem... claro que lhe disse que estava a
activar o repetidor da Serra do Cume, CQ1VCM, com o respectivo tom, ao que
ele me respondeu que isso era impossível, pois havia outro colega açoriano
que também estava a escutar esse repetidor e não me ouvia a mim !!!

Então continuava a pedir-me para eu colocar o tom de 88.5 para tentar sair
no repetidor da S. do Cume, e eu a dizer-lhe que desde o início que estava
com esse tom, caso contrário ele não me escutaria... entretanto a propagação
tropoesférica baixou e acabou o QSO, ficando eu completamente baralhado,
hihi...

Será que, como o repetidor das Canárias não precisa de tom de protecção(e
tem identificação sómente em CW) me estava a retransmitir e era essa emissão
que ele escutava ???

Eu a ele escutava sem qualquer dúvida pelo CQ1VCM, pois o sinal era muito
mais baixo que o das Canárias.

Alguém tem sugestões ???

73 de CT1PT

--