Re: ARLA/CLUSTER: Companhias Eléctricas podem vir a instalar PLC para recolha de dados de facturação.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 15 de Agosto de 2009 - 00:40:49 WEST

Devido à configuração e compressão utilizadas nestes sistemas telémetricos,
e utilizando apenas VLF e LF para a transmissão de dados, com as vantagens
que lhes são conhecidas á muitos anos, nomeadamente na propagação através
das linhas de media e baixa tensão, não são previsiveis interferências nas
bandas de amador mais utilizadas, A ser interferida seriam apenas a banda de
75 KHz que por enquanto está longe de ser nossa e ser usada com frequencia.
por outro lado a transmissão de dados necessária ao funcionamento do
serviço, é feita em "burts" por vezes tão rápidos que não nos chegamos a
aperceber de QRM numa determinada QRG.
Desta forma, acredito que não é este sistema que nos vai causar qualquer
problema, mas sim os sistemas de PLC bem conhecidos de todos, e que
trabalham em HF e até VHF, transmitindo bandas e quantidades de dados
completamente desadequadas ao meio de propagação que são os fios da energia
eléctrica.
Colega Julio vá nos mantendo informados da situação.

73 de CT4RK