Re: ARLA/CLUSTER: Re: Contactos impossíveis em VHF... ou talvez não!

Carlos Pinheiro karlus.pinheiro gmail.com
Sábado, 8 de Agosto de 2009 - 09:30:43 WEST

Para animar os colegas a tentar as altas frequências, repito aqui um mail
por mim já enviado em Outubro de 2007:

Caros Colegas,

Acabo de ficar "banzado" c/ a abertura de propagação desta noite. Comecei
por escutar o EA8AVI, Pedro, em 144.300, USB a chamar CQ e q me punha aqui
5-9+10dB. Chamei por ele e passou-me um sinal de S9 para mim e convidou-me
para tentar-mos os 432.200 ainda em USB e espanto dos espantos chegava cá c/
S7 a S9 e eu lá c/ S5. Convidou-me então para experimentarmos em 1296.200
MHZ e chegava c/ S3 !!! eu por lá punha S6 !!!

Isto tudo entre as 21 e 22h UTC.

Agora as minhas fracas condições de trabalho: TS-790A c/ apenas 45W em V,
40W em U e 10W em SHF. 15m de cabo RG-213U e uma vertical Diamond X-5000 p/
as 3 bandas.

O EA8AVI tinha por lá 18 elem. Tonna p/ 144 e 60W, 35 elem p/ 432 e 55
elementos e 50W para 1.2 Ghz.

Penso que esta informação ajudará alguns colegas a tentarem DX nestas altas
frequências. Fiquei espantado c/ a estabilidade dos sinais pois o QSB era
reduzido.

Avisei o meu vizinho CT1BWI, aqui por Tires que tb fez as 3 bandas tb c/ uma
X-5000 e um IC-910H

73's e bons DX do CT1PT

Carlos Pinheiro