ARLA/CLUSTER: HOMENAGEM A CT4CD

Antonio Gamito ct1czt gmail.com

 *GUILHERME FORNO - CT4CD - O  RADIOAMADOR - O RADIOTELEGRAFISTA*

* *

Gostaria de começar a minha singela homenagem a um amigo que acaba de passar
a *Silent Key*, com uma alusão à frase: "*Fuzileiro uma vez , Fuzileiro para
sempre*". De facto o Guilherme (CT4CD) não era Fuzileiro. Mas era
RADIOTELEGRAFISTA. Sim. Radiotelegrafista com maiúsculas. Daqueles que já
rareiam. Daqueles que não precisam papel para anotar o que escutam. Disso se
lhe ocupava a memória auditiva. Daqueles que *“Radiotelegrafista uma vez,
Radiotelegrafista para sempre”*. O radioamadorismo ficou mais pobre. Eu
perdi um amigo. O NRA perdeu um sócio. O CW perdeu um exímio praticante. Um
radiotelegrafista que durante grande parte da sua vida, encurralado em *
Bunkers*, recintos fechados ou isolados compartimentos de bordo, contribuiu
anonimamente para a salvaguarda de centenas de vidas humanas no mar. Um
entre milhares de radiotelegrafistas anónimos que pela sua mão e ouvido,
conduziram operações de socorro e salvamento marítimo (SOS), salvando vidas
e dando esperança àqueles que no desconforto da revolta das ondas, viviam a
eminência do naufrágio.

Retirado da vida activa, continuou com perícia dando uso àquela que sempre
foi a sua grande amiga nas horas de tempo livre. A chave de morse.

Lembro-me da última vez que, já bastante debilitado pela doença,
conversámos. Ofereceu-me a sua estimada chave de morse, dizendo-me: Dá-lhe
uso. E com as lágrimas em queda, disse:

*“Já não sou mais radiotelegrafista”*.

Foram as últimas palavras que dele ouvi.

António Gamito
 CT1CZT