ARLA/CLUSTER: Abreviaturas em CW

Alcides Sousa alcides.sousa gmail.com

Boa tarde,

Gostaria de perguntar aos colegas que, porventura tenham mais experiência no
uso de abreviaturas em CW o seguinte:

Dedico-me basicamente a operar em CW mas, talvez, por desconhecer algumas
das abreviaturas utilizadas nesta modalidade, por vezes, tenho dificuldade
em responder em QSO a perguntas que me são feitas no momento.
Ontem efectuei várias contactos nos 20 e 80 m e, para além da fraseologia
padrão ( UR, RST, FB, QTH, etc,) apareceram-me alguns colegas, nomeadamente
ingleses e russos, a utilizar o "HW?" isoladamente, outros, porém,
utilizavam a mesma abreviatura seguida de "COPY?".
Será que o HW? isolado quer dizer também HOW DO YOU COPY? Antecipadamente
agradeço qualquer esclarecimento.

CT1JQK - Alcides Sousa