ARLA/CLUSTER: Concursos VHF e UHF Portugueses

antonio matias ct1ffu hotmail.com
Quinta-Feira, 23 de Abril de 2009 - 14:50:54 WEST

Boas Tardes.Tenho observado ultimamente, que as associações portuguesas estão desenvolvendoesforços conjuntos com vista a estimular a actividade competitiva nos concursos de altas frequências.É positivo e é de louvar o empenho.Todavia, prevejo que enquanto se mantiver a portuguesa tendência de andar orgulhosamente só, estas actividades estão condenadas ao fraco impacto nos adeptos de concursos.Isto porque:Está instaurado um colectivo torcer de narizes por parte da maioria dos colegas ao VHF.Não os censuro, pois muito de tráfego que ocorre nesta frequências, não é recomendável a ninguém que goste de educação civismo.Também está instaurado em Portugal, e não sei porquê, nos nossos concursos, o uso de polarização vertical e o modo FM.Ora isto é atroz para concursos.Não só a polarização torna limitativo o alcance e eficiência da estação, como o FM obriga a maior ocupação de banda e menor sucesso nos contactosa longa distancia.Acho que tem de haver aqui um trabalho intensivo dos organizadores a promoverem  alterações para que possamos convergircom as normas dos restantes concursos internacionais.É imperativo o uso de SSB, nas bandas adequadas, e antenas com polarização horizontal.Com SSB a largura de banda exigida é muito menor e há mais eficiência nos QSO's.É preciso motivar as estações portuguesas de topo, destas lides, a participar e de igual forma os colegas dos outros países.Só assim se vislumbrará  algum sucesso para o campeonato nacional de VHF e UHF
Esqueçam lá o FM e que os 2m são repetidores.Existe um fantástico novo mundo para descobrir de DX nos 144.200  a 144.400 SSB

73'sMatiasCT1FFU

Messenger 2009: Instale já!
http://download.live.com