ARLA/CLUSTER: Reviews no eham.net por Carlos Neves (CT3FQ)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 17 de Abril de 2009 - 10:25:33 WEST


Caros colegas,

Tenho 4 reviews no eham.net , dois com nota 5 (ACOM 1000, e EDGEPORT), e dois com notas mais baixas (X7 da Cushcraft e EZMASTER). Para que fique esclarecido no eham.net "Dois" não é nota negativa, mas sim recomenda que o equipamento deve ser revisto e melhorado.

Parece que o problema do meu review é que levantou a dúvida sobre as específicações que o fabricante diz que o EZMASTER tem , e quem possui um EZMASTER sente-se "entalado" pois o preço de uma eventual venda pode baixar. Penso que é um preço a pagar para quem quer ser honesto nos reviews. Se eu fosse desonesto tentaria vender o EZMASTER primeiro e fazer o review depois. E quase que aposto que aqueles que fizeram os reviews com "cinco" no eham.net já "despacharam" o seu.

Como sabemos os Dxers e Contesters, normalmente não são técnicos especialistas em hardware. Penso que o CT1BOH utiliza o EZMASTER apenas, e só, com o software de concursos WIN-TEST numa configuração, em que é o WIN-TEST que controla todas as funções necessárias, ou seja, o EZMASTER é utilizado quase como uma simples caixa de comutação de relés ( e todos concordamos que 450€ por uma caixa de relés é algo exagerado), e como o setup funciona bem assim penso que ele apenas deu a sua opinião geral, sem explorar todas as outras características que o fabricante diz que o equipamento tem. É claro que a opinião do CT1BOH foi muito bem explorada pelo dono da empresa e publicada na 1º página do site (ver
http://www.hamradiosolutions.com)

Para que se saiba, além do WIN-TEST, mais nenhuma empresa desenvolveu software para o EZMASTER (Houve apenas uma tentativa falhada do N1MM que foi rapidamente abandonada).

Para que se saiba, há uns anos atrás troquei alguns e-mails com o Sr. 
Fabio (I2UFH) e propus-lhe que substitui-se o controlador USB da FTDI por um hub/router USB, porque assim teria diversas portas virtuais que compatibilizavam o EZMASTER com todos os restantes softwares que existiam no mercado. Como ser superior, ou como a "dica" veio de um reles Português, o OM ignorou-me completamente. Curiosamente, dois anos mais tarde, a concorrente microham lança a sua primeira caixa SO2R com um router USB e com as tais portas serie virtuais.

Sei que a Hamradiosolutions já parou com a produção do EZMASTER e prepara-se para lançar um novo equipamento SO2R. A ver vamos o que sai dali, mas de que serve ter um bom equipamento, se quando este se avaria, o fabricante ignora o cliente, e nem sequer quer receber o equipamento para o consertar?

E para terminar, está publicada uma comparação muito interessante no site da microham (www.microham.com) entre o EZMASTER e o microham MK2R que merece ser vista. Não conheço o MK2R, mas no que se refere ao EZMASTER, tudo o que lá está escrito é verdade!


Claro que exagerei no que se refere aos italianos ( isso não foi publicado no review no eham.net) e por isso confesso que tenho uma parabólica de 2.4GHz da KEPS (http://www.keps.it) que é uma maravilha, e dela nada tenho nada a dizer ...

Um abraço

Carlos Neves (CT3FQ)


Mais informações acerca da lista CLUSTER