ARLA/CLUSTER: Fwd: O aeroespacial em Portugal

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 15 de Abril de 2009 - 18:10:58 WEST


Meu Prezado José António Proença, CT2HIV.

Porque não chamar definitivamente os " bois pelos nomes " ao invés de utilizares " João Costa "...!?

E porque não remetes este teu e-mail, para quem, tu cabes bem quem, produziu a noticia....!?

Será que a fonte da notícia não está devidamente identificada no meu tópico...!?

Desculpa-me mas não compreendo, por essa razão, a origem de tanta indignação para comigo.

Ao invés de me dirigires este teu protesto, seria mais lógico remeteres este teu e-mail para quem produziu estas notícias e que eu me limitei aqui a divulgar.

Até agora temos agido com total imparcialidade, pois nesta lista aberta a todos os sócios e não sócios da A.R.L.A., não podemos tomar partidos nem julgar nem ser julgados por delito de opinião. 

Não posso estar mais de acordo com a missiva, outra que me limitei aqui a divulgar ou nas tuas sábias palavras, agir  "..como um repetidor desses modernos de PMR", do Presidente da Rede dos Emissores Portugueses, " a mais antiga de Portugal, a representante da IARU em Portugal representando os Radioamadores Portugueses" quando afirma; " O Associativismo só tem a ganhar com a colaboração de todos os Radioamadores, com acções claras e directas, deixando de parte os traumatismos do passado." ( Fonte: Carlos Nora, CT1END em "Msg da REP: Dia Mundial do Radioamador 2009").

Usa o teu inegável direito de resposta, por favor, directamente para a AMRAD - Associação Portuguesa de Amadores de Rádio para a Investigação Educação e Desenvolvimento através dos seus contactos; info  amrad.pt ou mesmo amsat-ct  amrad.pt , caso não tenhas conseguido identificado a fonte da noticia.  

De facto, meu prezado José António Proença, já não se usa assassinar o mensageiro caso a noticia não nos agrade...Matar a mensagem ou assassinar o mensageiro é um dilema que nunca poderei resolver por ti ou pelos outros.

Pelo menos dirige a tua raiva e indignação a quem de direito, pois de facto, os teus restantes argumentos não me foram suficientemente claros pela minha mais que provável, limitação intelectual ou por andar "lá pelo alto, só a fazer concursos ".

Sabes, como tu, também eu, já não tenho pachorra para isto...

Um abraço,

João Costa, CT1FBF


________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de JOSE PROENÇA
Enviada: quarta-feira, 15 de Abril de 2009 0:26
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Fwd: O aeroespacial em Portugal


Caro João Costa
 
 
Acerca desta comunicação, penso duas coisas!
A  primeira é pensar que o colega está a raciocinar como um repetidor desses modernos de PMR, e que 
vai colocando aqui as notícias sem as ler e nem sequer olhar para elas.
Mas afinal, isso não deve ser possível, pois com o tempo que tem profissionalmente para ler tanta 
coisa e colocar aqui  no Cluster, teve certamente o cuidado de ler atentamente as notícias que colocou.
Certamente que não estou errado, pois não?
Então só me resta dizer-lhe que, ou está mal intencionado ao publicar uma notícia que no seu próprio 
conteúdo já é controversa e acabo por não saber onde para o seu bom senso, ou, só me resta recomendar-lhe uma leitura atenta dos conteúdos antes de fazer este bonito serviço.
Nem ao menos verifica, que a notícia se reporta  a outras associações, neste caso, a mais antiga de Portugal, a representante da IARU em Portugal representando os Radioamadores Portugueses, e que coloca normalmente em causa o BOM NOME da instituição.
Inclusivé, são publicados abusivamente, LOG,s sem o consentimento da Instituição proprietária dos mesmos.
Será que a perspicácia só funciona para algumas coisas? E deixa assim os seus créditos por mãos alheias?
Que as pessoas pensem o que quizerem ?
Existe uma grande diferença entre os que trabalham para servir uma Instituição deixando com ela tudo o que criaram 
e fizeram, sem colher frutos e louvores, e os que ciclícamente vêm falar das coisas como se fossem propriedade sua e intransmissível. Eventualmente ainda leremos aqui a história dos equipamentos e não só, já para não falar das cartas com 33 páginas..
Daqui por uns dias ainda vamos escutar a falar da LIGA do MAR, de novo e outras coisas que o João Costa vai fazer o favor de trazer aqui para o seio de discussão da ARLA, que é o seu Cluster, e, isto tudo em prol do 
FUTURO do RADIOAMADORISMO.
Será???????? 
Para finalizar digo-te (eu sei que sabes caro João, mas face ao que vejo e leio, tenho de te dizer), que ainda não há muito tempo e porque alguém colocou aqui no nosso Cluster, uma notícia que estava publicada algures num site, alguém apareceu ( daqueles que de vêz em quando dizem que se retiram do Cluster, e depois colocam outros a fazer o papel deles), para dizer que não era necessário colocar aqui a notícia, pois já se encontrava colocada noutro site e quem quizer ler que vá lá (mais ou menos isto, em termos conclusórios).
Antes de terminar, digo ainda que hà muitos poucos anos, escutava por aí alguém que hoje vai funcionando mais ou menos como uma toupeira, dizendo " Os rapazes do Alentejo, querem me roubar o Projecto Bartolomeu Dias".
Foi assim mais ou menos que nasceu a ARLA.
João Costa, se não entenderes, pede a alguém que te explique, que eu já não tenho paxorra para isso, desculpa, vês que 
ainda tu andavas lá pelo alto, só a fazer concursos, já alguns faziam trabaho associativo, mas não se dispôem a fazer o papel de copiadores de notícias.
Se pretendes entendimentos, então semeia os bons frutos, caso contrário colherás sempre pior do que semeias.
No direito de resposta à polémica que me parece procuras colaborar (as minhas desculpas se estiver enganado), vou transcrever aqui um parágrafo de um, conjunto de 10, que foi escrito por alguém que se intitula o Disciplinador da Classe Radioamadorística em Portugal e não só, pois agora nem a IARU, é democrática só porque não aceitou as suas manobras palacianas.
 
Aqui vai:
(passo a transcrever)
 

(último capítulo)

X. DELEGAÇÕES E COMPETÊNCIAS

Para os devidos efeitos legais e tidos por convenientes, cumpre de imediato à Direcção da REDE DOS EMISSORES PORTUGUESES, delegar nos Corpos Sociais desta Delegação da Rede dos Emissores Portugueses todas as competências da lei e dos estatutos da REP necessárias, para que a delegação da REP possa doravante representar de boa fé todos os interesses dos Associados da REP e congéneres da IARU bem como, os desígnios nacionais e os interesses disciplinares e culturais dos demais Radioamadores portugueses que a REP representa como Entidade Confederada na IARU.

 

- Do presente convénio foram elaboradas duas cópias, devidamente assinadas e rubricadas.

 

Lisboa, aos 21 de Julho de 2001

(fim de transcrição)

 
Este foi um convénio tentado celebrar, logo após o desmenbramento de uma Direcção, precisamente a referenciada na 
tua notícia, cujo autor,  não assina  (coragem ou cobardia?)
Quem ler que pense o que quizer.
 
Proximamente vou colocar-vos aqui uma fotografia de uma antenas que de tão pesadas, acabaram por cair!
(espero que seja publicada a foto).
 
Um abraço, 73
 
JAP
CT2HIV
 
 
 
2009/4/14 João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>


	 Notícias da AMRAD:

		O aeroespacial em Portugal 	
	<http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1239565080> 
	
	Foi no ano de 1998, que um grupo de antigos associados e de antigos dirigentes da REP, relançaram em Portugal o desafio das actividades do aeroespacial, recriando um espaço temático AMSAT denominado por REP-AMSAT, e ainda levaram Portugal a aderir ao projecto da ARISS - International, através da ARISS - Europe. Esse mesmo grupo viria depois a fundar a AMRAD e a AMSAT-CT, em virtude do seu projecto educativo, ter sido impedido de prosseguir dentro da estrutura associativa da REP, situação de cisão que ocorreu em Julho de 2001. 
	
	Rodrigo Matias, CT1GQU, Jorge Matias, CT2HBZ, António Sena, CT2GPW e Mariano Gonçalves, CT1XI era já um decano das comunicações por satélite, quando este grupo em 1999 e 2000, colocava de novo Portugal, na cena internacional das actividades por satélite.
	Gaston Berteles, ON4WF foi desde sempre o amigo que apoiava e apoia estas actividades educativas dentro da ARISS. 
	
	Nos anos de 1972 e 1974, diversos amadores, jovens estudantes, lançaram-se no projecto da AMSAT, logo após a sua fundação, eram eles CT1WO, CT1XI, CT1ON e CT1ZX, a quem se juntara então, CT1QG, um colega amador, da força aérea da Alemanha, que vivia em Beja. Estávamos no período de exploração do OSCAR-6 e do lançamento do OSCAR -7 que ocorreu no ano de 1974. Em Portugal apenas duas estações operavam satélites CT1XI e CT1ZX.
	
	Portugal nunca tinha feito parte formal da estrutura da AMSAT worldwide, no ano de criação da AMSAT-PO, que se viria a desactivar em 1996, esteva ligada à AMSAT-UK do Reino Unido, e em 1999 o projecto da REP-AMSAT associou-se a uma parceria da URE através da AMSAT-EA, que não prosseguiu depois do ano de 2001 porque o entendimento e as prioridades da REP seriam outras.
	
	Foi a AMRAD quem fundou a AMSAT-CT em 2001, e que se viria a associar à AMSAT worldwide pela primeira vez, mantendo-se ligada a esta estrutura internacional, a casa mãe da AMSAT desde então, sendo hoje membro e delegada nacional, quer da AMSAT, quer da ARISS - International através da ARISS-Europe. 
	
	A AMSAT-CT fundou em Abril de 2009, um Laboratório e Oficinas para o estudo, desenvolvimento e fabrico de protótipos modulares de satélites, sendo uma das poucas AMSAT europeias e criar tal tipo de infra-estruturas, a par da AMSAT-DL na Alemanha. 
	  <http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1239565080> 
	
		
	12-04-2009 20:38	
		AMRAD e AMSAT-CT criaram um novo Laboratório de I&D 	
	<http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1239564600> 
	
	As ONG e todas as instituições que tentam promover algumas medidas inovadoras, na incessante procura de soluções alternativas, sejam elas quais forem, sociais ou educativas, culturais ou económicas, raramente são traduzidas pelo poder como medidas importantes, sabendo-se que cada vez mais, a política vive e promove o populismo, como forma de mobilizar massas e apoios populares, sem importar a qualidade e a verdade desses mesmos apoios. Atribuindo mais importância ao rácio dos votos, do que à própria qualidade das medidas que os induziram. 
	
	É ao arrepio dessa constatação, e com a finalidade de disporem de um espaço polivalente integrado, em alternativa às proibições e às restrições impostas pela autarquia de Oeiras desde Março de 2007, que a nova direcção executiva da AMRAD eleita em 2009, com o apoio de uma família de munícipes naturais do concelho, foram cedidas instalações em regime de comodato, para criar um espaço integrado, que dispõe de oficinas, de armazém de materiais e componentes e ainda de um laboratório equipado para testes e medidas eléctricas, electrónicas e radioeléctricas.
	
	
	
	Duas importantes empresas nacionais, das áreas da investigação e desenvolvimento e das telecomunicações, cederam à AMRAD um vasto acervo de equipamentos de laboratório, com os quais a AMRAD desenvolve quer actividades educativas junto das escolas (nas áreas da física, electrónica e ciências radioeléctricas), e ainda estes equipamentos permitiram criar um bem equipado laboratório de testes e integração de sistemas e módulos para estações terrestres e satélites, meios que agora equipam e servem o trabalho da AMSAT-CT a delegação de satélites da AMRAD em Portugal.
	
	Este projecto tem a coordenação e gestão de vários peritos e técnicos, e são o lugar a partir do qual, a associação de satélites de Portugal a AMSAT-CT, pode fazer estudo e construção modular de protótipos de satélites e estações terrenas.
	
	
	
	O novo espaço está em fase de expansão, e conta ainda, com um novo parque de antenas para satélites, onde já se fazem outros estudos e ensaios de equipamentos e sistemas radiantes e também de propagação em altas frequências. O lugar é igualmente partilhado com a LARS, que além das oficinas, também ali armazena alguns materiais e equipamentos.
	
	Estas novas facilidades são uma alternativa ao recente acidente que a AMRAD sofreu nas instalações do Observatório Aeroespacial de Oeiras, onde ficaram totalmente destruídas quer a torre quer o Set das antenas de satélite, aguardando a AMRAD apoios para a sua reparação e reequipamento do material destruído. 
	
	Rui Penaguião, CT1ZX, João Martins CT1WV, Vítor Silvestre CT1WO, Diogo Sentieiro CT2HEW e Diogo Ferreira CT2HPN, são os novos coordenadores deste espaço de oficinas e laboratórios de testes e desenvolvimento.   <http://www.amrad.pt/newsctrl/scripts/full-news.php?1239564600> 
	
		
	www.amrad.pt <http://www.amrad.pt/> 	



	_______________________________________________
	CLUSTER mailing list
	CLUSTER  radio-amador.net
	http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
	
	




-- 
CT2HIV
José A. Proença
IM58KP





Mais informações acerca da lista CLUSTER