ARLA/CLUSTER: Boas praticas nos concursos de VHF e >

Pedro Redondo ct1hzu gmail.com

Caríssimos,

A temática em questão é controversa nalguns pontos, no entanto e apesar do
colega José Alexandre CT1DIZ não deixar de ter a sua razão, no computo
geral, estou inteiramente de acordo com o que o colega Matias disse. Não
querendo ele muito provavelmente referir-se a algum concurso em particular,
mas de facto eu próprio constatei essa situação no último concurso. Estava o
colega Matias há já algum tempo a fazer chamada geral para concurso numa
determinada frequência e ao terminar de efectuar um contacto, surgiram
outras estações para trabalhar a estação que o Matias tinha acabado de
fazer. O colega Matias cordialmente permitiu que os QSOs fossem mantidos,
até porque depois ainda surgiram outras estações... mas depois, pelo menos
uma das últimas que surgiu, por lá ficou e começou a fazer também ele
chamada geral!!! e constatei que ambos se escutavam mutuamente. Não acho que
tenha havido aqui algum tipo de "malvadez", houve sim, falta de ética e
cordialidade, porque penso que a pessoa a que me refiro já é bastante
"batida" nestas andanças...

Gostaria de reforçar a ideia de que existem mais frequências para além dos
144.310, quer para cima quer para baixo. Tiveram certamente oportunidade de
constatar por onde andavam os colegas espanhóis...

Talvez muitos já saibam, mas para os poucos que ainda não sabem, deixo mais
uma dica. Quando quiserem fazer um contacto com uma estação e sabem de
ante-mão que essa mesma estação se deslocou àquela frequência, peçam-lhe
para QSY para uma frequência que saibam que esteja vazia... Para tal têm que
verificar se a frequência está realmente vazia. Como ??? sirvam-se do outro
VFO.

Um abraço e bons concursos! e já agora boa Páscoa.
73's de
Pedro, CT1HZU