ARLA/CLUSTER: CT2 Nos 50mhz

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Caros colegasDepois de uma leitura mais atenta do anexo, encontrei quase
disfarçado, o que se procurava. Ou seja. Neste anexo, já estão disposto os
modos de emissão para as várias frequencias. Senão vejamos o seguinte:

No titulo "faixas de frequencias" está um pequeno " i "...Se formos ao
fundo, verificamos que a esse "i" corresponde o seguinte texto:

"os modos de emissão e as larguras de faixa utilizadas deverão seguir o
recomendado pela IARU em tudo o quenão prejudique a legislação aplicável e
em particular os planos de frequências para determinadas faixas
definidos e publicitados pelo ICP-ANACOM"

Pronto!!! Estou esclarecido. Agora existe uma obrigação de se respeitar as
recomendações da IARU. Apesar da IARU não ter caracter legislativo, e por
isso a ANACOM refere "deverão" e não "devem", É de todo importante que os
operadores amadores, comecem a pensar em respeitar as recomendações da IARU,
nomeadamente em 2m, acabando com os QSOs em FM nas faixas das balizas, ou
com os CT5s legalmente a fazer FM abaixo de 144.350 etc. Espero que a partir
de Junho, as coisas entrem nos "eixos"
Quem quiser saber em que modos pode operar em determinadas frequencias, só
tem que consultar as recomendações da IARU. Lá vão so repetidores de TVA ter
de mudar a  frequencia de emissão pela de recepção.

73 de CT4RK