ARLA/CLUSTER: DIA de CAMPO NACIONAL - IARU FIELD DAY - D-STAR

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2008 - 15:00:38 WEST


Caros colegas,

Entre as diversas actividades agendadas pela REP - Rede dos Emissores Portugueses para o DIA de CAMPO NACIONAL - IARU FIELD DAY 2008 que se realizam no próximo fim-de-semana, dias 6 e 7 de Setembro, entre as 12H00 UTC, do dia 6 Sábado e as 12H00 UTC, do dia 7, Domingo, na 6ª Bateria de Artilharia de Costa na Raposa / Fonte da Telha*, gostaria de chamar a vossa especial atenção para uma mostra das novas potencialidades que o sistema digital D-Star vem trazer ao radioamadorismo, em especial em VHF e superiores.

Ao que me foi informado pelo colega Jorge Santos, CT1JIB, este vai realizar algumas demonstrações praticas das várias potencialidades do sistema D-Star, tanto via rádio, como utilizando o seu recém adquirido DV-Dongle, ligado a um notebook com acesso móvel á Internet.

Esta é assim uma excepcional oportunidade de tomar contacto com esta nova tecnologia, junto de um colega que se tem dedicado, realço de "alma e coração", a este novo campo que acreditamos vem revolucionar as comunicações do Serviço de Amador em VHF e UHF.

Estão prometidas, algumas experiências e demonstrações nunca anteriormente realizadas em Portugal.

Assim, vai o meu apelo à sua participação neste grande evento no próximo fim-de-semana que conta com a colaboração da LARS - Liga de Amadores Rádio Sintra, ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano e ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo e com o patrocínio da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações.

João Costa
CT1FBF

* Coordenadas geográficas para GPS da porta d`armas da 6ª Bateria de Artilharia de Costa na Raposa / Fonte da Telha retiradas do Google Earth: N 38º 35` 19.75" / W 009º 11` 43.60"




Mais informações acerca da lista CLUSTER