ARLA/CLUSTER: Baterias de Lítio-Ion - Mitos e Lendas

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2008 - 12:40:10 WEST


É verdade que antes de usar pela primeira vez o meu dispositivo devo carregá-lo durante 10 a 12 horas?

NÃO. As baterias de Lítio-Ion são muito mais eficientes que as baseadas em Níquel, por isso não requerem uma carga inicial prolongada. De facto, nenhuma bateria Lítio-Ion actual requer cargas superiores a 8 horas, independente das circunstâncias.


É verdade que a bateria deve passar vários ciclos de carga/descarga antes de alcançar o seu máximo rendimento?

NÃO. As baterias de Lítio-Ion não requerem um período de "rodagem" dado que a sua capacidade máxima está disponível desde o primeiro uso. A uma bateria Lítio-Ion é-lhe indiferente que se carregue 1, 5 ou 50 vezes.


É verdade que devo esgotar totalmente a bateria antes de voltar a carregá-la para melhorar o seu desempenho?

Absolutamente NÃO. Esta é uma das confusões mais comuns que acontecia pelo 'efeito memória' que sofriam as baterias de Níquel-Cádmio e, em menor medida, as Níquel-Metal.

A composição das baterias de Lítio-Ion faz com que sejam preferíveis as descargas parciais a uma completa. Pior ainda, se é submetida com frequência a perdas totais de energia, os seus circuitos podem ficar alterados o que activará um mecanismo de bloqueio. 80% a 90% das baterias consideradas " defeituosas " entram nos serviços técnicos por este motivo.

Mas há uma excepção: As baterias de dispositivos grandes - como os notebooks - dotados com software de medição, podem descalibrar-se com o uso e fornecer leituras erradas. Por isso é recomendável esgotá-las completamente uma em cada 30 ciclos, para que os seus níveis voltem a zero.


É prejudicial manter a bateria ligada ao carregador se já está concluída a carga?

NÃO. Contrariamente às baterias baseadas em Níquel - cuja permanência prolongada no carregador pode danificá-las e até provocar um incêndio - as baterias de Lítio-Ion possuem um circuito que corta a passagem de energia quando a carga se concluiu. Isto é indicado normalmente por uma luz no dispositivo.

Mas há sempre a possibilidade de um erro ou sobrecarga no transformador e, por isso, também não se deve deixá-lo ligado à rede eléctrica de forma permanente.


É prejudicial para a bateria de um notebook que este trabalhe sempre ligado à corrente?

Não só É prejudicial, como convém não esquecer que um computador portátil é o sítio mais nocivo onde uma bateria pode trabalhar devido a dois factores letais: calor e stress.

O calor actua diminuindo a resistência da bateria, por isso a sua capacidade para reter electricidade será cada vez menor. De facto uma bateria de Lítio-Ion nunca deve trabalhar a temperaturas acima de 60ºC (categoria que se aproxima dos 40ºC a 50ºC de alguns notebooks). Por sua vez, manter o computador ligado à corrente estando a ser utilizado gera um 'stress' constante, devido ao esforço constante em tentar conservar 100% da sua carga.

O dano é tal, que uma bateria cuja carga se mantém de 100% a 60ºC, ao fim de três meses só conservará 60% da capacidade total, reduzindo a sua vida útil para uns curtos 12 meses.


Que fazer para evitá-lo? Se o notebook é utilizado como um equipamento de secretária, o mais aconselhável é retirar a bateria. Mas, como ao tirá-la fica aberto o seu compartimento, não se recomenda que o local onde se trabalha esteja muito exposto à humidade ou ao pó.


No caso do meu PDA ou telemóvel, é igual carregá-las usando o transformador ou o cabo USB?

Segundo informa a empresa Palm, deve preferir-se o uso do carregador pois fornece sempre a amperagem correcta. A porta USB de alguns computadores - especialmente os notebooks - nem sempre conseguem manter os 500ma requeridos, por isso demorará até três vezes mais a completar a carga.


Não vou usar o meu equipamento durante alguns meses. Como devo guardar a bateria?

Segundo estudos realizados pela Battery University, toda a bateria de Lítio-Ion resiste melhor ao passar do tempo com 40% da sua carga. Por exemplo, uma bateria guardada a temperatura ambiente com 40% de carga manterá 96% da sua capacidade total ao fim de um ano; enquanto que uma com 100% de carga só irá manter 80%, em igual período.


É por este motivo que a maioria dos equipamentos trazem de fábrica uma pequena carga inicial: precisamente 40%.

O que deve ficar claro é que uma bateria de Lítio-Ion NUNCA deve guardar-se descarregada. Pode provocar-lhe um dano irreparável.


Quanto dura uma bateria de Lítio-Ion?

Se falamos da sua vida útil, há sempre novas melhorias introduzidas na tecnologia. Por isso - bem cuidadas - podem durar entre 500 a 1000 ciclos de carga/descarga, o que se traduz numa média de dois a três anos (depois produz-se desgaste químico).


Se falamos da duração de uma carga, então dependerá das características de cada bateria e equipamento, mas aqui há sete medidas a ter em conta que nos ajudarão a maximizá-la:

* Afastá-las do calor: As baterias de Lítio-Ion são extremamente sensíveis às altas temperaturas, por isso ao usar os equipamentos num ambiente fresco, aumentará a sua funcionalidade.

* Desligar as transmissões sem fios: Os infravermelhos (IrDA), Bluetooth e Wi-Fi são verdadeiros vampiros de electricidade, equivalendo ao uso de um telemóvel permanentemente ligado. Desligar estas funções quando não sejam necessárias.

* Evitar usar a unidade de CD ou DVD: A despesa não só corre por conta do laser, mas também do motor que faz girar o disco. E é melhor nem falar dos gravadores...

* Reduzir o brilho do ecrã: Alguns equipamentos fazem-no de forma automática pois, quanto menos luz for gerada, menos energia consumirão.

* Retirar cartões de memória ou pens USB: As suas dimensões reduzidas enganam-nos, mas fornecer-lhes energia requer um fluxo adicional de electricidade. Isto é especialmente válido para dispositivos pequenos, como telefones ou PDAs.

* Evitar usar aplicações de áudio: Ainda que com auscultadores, a produção de som requer um gasto constante de energia. Pior ainda se se alimentam altifalantes externos.

* Evitar utilizar o equipamento: A melhor forma de economizar energia... :)

Christian F. Leal Reyes
Jornalista de Tecnologías

Tradução JURIS - Ligação para o artigo original http://www.elfrancotirador.cl/2006/09/04/baterias-de-litio-ion-mitos-y-leyendas/




Mais informações acerca da lista CLUSTER