ARLA/CLUSTER: Re: distancia entre antenas vhf uhf

Jorge Santos nobre.santos netvisao.pt
Quinta-Feira, 4 de Setembro de 2008 - 18:35:39 WEST

Boa tarde aos colegas.

Estou perfeitamente de acordo com o definido mas não com a conclusão, eu
explico: - a distância entre antenas será sempre de 1/2 comprimento de
onda tendo como base a de frequência mais baixa, por exemplo no modelo
empregue teremos a de UHF no topo e à separação de 1 metro a de VHF (1/2
onda de 144 Mhz). A distância da de UHF aqui não é levada em conta por
ser menor visto  a frequência ser a mais elevada.

Estarei certo ou errado colega Pedro.

Se a situação passa por as duas antenas serem irradiantes num dado
momento então talvez (e digo talvez) se justifique o 1 mt + 0,75 mts.

 Jorge Santos - CT1JIB