ARLA/CLUSTER: O que é um reflector de D-Star...? Um excelente site na Internet.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 28 de Outubro de 2008 - 19:52:07 WET


Basicamente um Reflector de D-Star ou em inglês "D-Star dplus Reflector", não é mais que um servidor onde se encontram conectados pela Internet vários repetidores D-Star e utilizadores de DV Dongle.

O seu funcionamento é em todo semelhante a uma Conferencia no sistema Echolink, mas mais complicado. Assim, uma informação que seja transmitida num qualquer repetidor ou por um qualquer utilizador de DV Dongle, é difundida por toda a rede sendo retransmitida por todos os restantes.

Para que o seu funcionamento seja o mais eficaz possível é fundamental que as ligações tenham o menor tempo de resposta possível, o que se consegue pela maior Largura de Banda e a menor Latência na conexão.

A Largura de Banda é a quantidade de informação que a rede pode transportar por unidade de tempo. E a Latência é o tempo que uma unidade de informação leva para navegar pela rede de um ponto a outro.

Numa rede local trabalhamos com larguras de bandas da ordem de 100Mb/s a 1000Mb/s e latências da ordem de 1ms. Quando trabalhamos com a Internet sem fios, denominadas Wi-Fi, temos larguras de bandas da ordem de 1Mb/s a 100Mb/s e latências da ordem de 100ms. Ou seja, a largura banda que temos para aceder à Internet é 100 vezes menor que a largura banda de uma rede local e a latência é 100 vezes maior, normalmente.

Assim e no caso dos repetidores D-Star ligados á rede por Wi-Fi, temos um dilema de difícil resolução, larguras de banda disponíveis reduzidas e latências maiores e quantidades de informação mais elevadas a transportar num canal. Para melhoramos estes valores teríamos de ir para sistemas de redes WiMAX(Worldwide Interoperability for Microwave Access) onde os custos são proibitivos para amadores.

Assim e ao contrario de um servidor no sistema Echolink, que está normalmente ligado pela Internet aos PC`s por linhas ADSL, as ligações aos repetidores D-Star são normalmente efectuadas em Wi-Fi por pontos de acesso ADSL e a quantidade de informação que é transportada pela rede num Reflector de D-Star é superior sendo necessárias maiores larguras de banda e menores latências o que implica menores tempo de acesso e melhores conectividade a redes de maior debito e um consequentemente aumento do custo monetário suportado pelo numero de utilizadores. Dai que o custo de Reflectores de D-Star ser um caso mais complicado, monetariamente falando, ao invés das conferencias em Echolink.

Para um desenvolvimento do tema, deixo-vos um excelente sitio na Internet da Australian National D-Star Mailing List em: http://www.dstar.org.au e particularmente o artigo D-Star dplus Reflectors em :
http://www.dstar.org.au/Australian_D-Star_Repeater_Linking_User_Guide_V1.1.pdf

João Costa, CT1FBF.








Mais informações acerca da lista CLUSTER