ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Gomes ct1hix sapo.pt
Terça-Feira, 21 de Outubro de 2008 - 11:39:14 WEST

Olá Matias
A antena não é um dipolo, mas um fio montado a +-  45º que na sua base
tem um plano de terra constituído por 5 radiais. Uso um L match para a
sintonizar.
Só estou a usar cabo coaxial de 75 ohm porque foi oferecido, he he he
!!!!
Por norma faço um choque de RF quando estou a ligar um sistema
balanceado (o dipolo) a um não balanceado (cabo coaxial), isto porque li
que a eficácia do choque de RF é muitíssimo boa, pelo menos quando
comparada com alguns baluns que existem no mercado.
Obrigado

73 CT1HIX Gomes

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de antonio matias
Enviada: segunda-feira, 20 de Outubro de 2008 21:48
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: cabo coaxial

Colega Gomes  Olá.

É por isso é que Todas as antenas  que usam cabo coaxial devem
ser alimentadas através de um Balum ( BALance- UNbalance).

Os cabos coaxiais não são balanceados, por isso podem radiar pela malha.

Como a malha está directamente ligada a um dos lados do dipolo, como é
fácil de perceber, o comprimento deste pólo, começa no isolador e acaba
na fonte a alimentação, ou seja tudo quanto é malha.

Dai que o seu comprimento não afecte a reactância da antena, mas o seu
comprimento dá uma leitura de impedância

que varia  no ponto de medida.

Não sei porque carga de agua o colega usa cabo de 75 ohms, mas seja por
que razão for, é sempre bom fazer

um choque de RF nos cabos coaxiais.

Isto é um Balun de Corrente com impedância de entrada e saida iguais
1:1

Assim verá bloqueado o efeito e terá uma leitura melhor das
características da antena. Uma bobina com 20 espiras em hélice num tubo
de PVC de 12cm faz o trabalho.

73’s

Matias

  _____