ARLA/CLUSTER: ARBA planeia instalar 2 novos Repetidores D-Star.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 14 de Outubro de 2008 - 20:04:07 WEST

Pois é colega Miguel!
Só que o colega está a cair na mesma tentação da ANACOM. Essa historia dos
tons de protecção de nada servem se estiverem 2 repetidores no ar na mesma
frequencia e ao mesmo tempo.  Para os que julgam que os tons evitam
interferencias, aqui fica o meu dito de que nada evitam. Os tons de proteção
são apenas e simplesmente uma "chave" de abrir o emissor do repetidor.
Quanto ao receptor, entra lá tudo ao molhe!!!!...A unica diferença é que não
transmite!...Mas tambem não recebe!!!...Não entende??...Vou explicar com um
exemplo prático!...Aqui tenho acesso a varios repetidores continentais na
mesma frequencia! Santiago/Lousã, Foia/ Marão, Montejunto/Celorico etc...
Imagine o colega que eu quero falar para Coimbra e vou usar o repetidor da
Lousã! certo?...Lá vou eu colocar os tons da lousã, e transmitir em 145.100,
que é exactamente a frequencia de entrada do repetidor da Lousã, de
Santiago, e de Braga. A minha pergunta é:...Quem consegue entrar em Santiago
enquanto eu estiver a falar na lousã?...a resposta é simples! ...Ninguem,
porque apesar de não colocar Santiago no ar, por via de ter um tom
diferente, o meu sinal está lá no receptor do repetidor com 59+muitoosss,
porque estou a 10km e em linha de vista. E se estiver boa propagação, se
estiverem a usar o de Braga, quando eu sair na lousã, não só bloqueio
Santiago, como faço uma "restolheira" do caraças em Braga, podendo mesmo
mandar o repetidor de Braga abaixo e cortar algum QSO sem saber, se o meu
sinal for mais forte do que o de quem esteja lá a fazer QSO (por exemplo se
estiver a operar portátil)...
Como ve, o uso de tons de protecção não são solução, podendo mesmo ser um
problema, se usados sem conhecimentos de como funciona o sistema.
A solução passa sempre por uma gestão eficiente das frequencias, coisa que
não foi de maneira alguma feita. Eu fiz muitas centenas de Km à minha conta,
por serras e cabeços, a fazer medidas, para propor um mapa de distribuição
de frequencias o mais eficaz possivel e que a todos servisse!...mas o
problema é que eu sou apenas eu!...Um radioamador igual a tantos outros, sem
expressão nos meios que tomam as decisões!
Acredito que a assinatura de um qualquer politico, completamente ignorante
na matéria, no fundo de um papel emanado pela ANACOM, é bem mais importante
do que um estudo decente feito por radioamadores.

73 de CT4RK