ARLA/CLUSTER: Off Topic: Microsoft vai lançar antivírus gratuito em 2009

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2008 - 17:59:13 WET


Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008.

Microsoft vai lançar antivírus gratuito em 2009. 

A Microsoft trabalha actualmente num projecto chamado "Morro"(nome de código) cujo objectivo é criar um antivírus leve e constantemente actualizado para que os clientes do Windows possam instalar gratuitamente nas suas máquinas.

O serviço, que tem estreia prevista para o início do segundo semestre de 2009, vai marcar o fim do produto pago OneCare. Nos Estados Unidos, a licença do OneCare custa US$ 49,95/ano.

Quem não gostou muito da novidade foi a McAfee, que informou que a acção é um sinal de capitulação por parte da Microsoft e que o OneCare conseguiu conquistar menos de 2 por cento do mercado nos dois anos desde que foi lançado. "A Microsoft está desistindo", disse um porta-voz da McAfee. "Agora eles estão apelando para um modelo gratuito que não supre as necessidades dos consumidores."

A decisão de oferecer um antivírus gratuito visa um enorme número de utilizadores do Windows que simplesmente não instalam programas de protecção ou não os mantêm actualizados. Quando estrear, o Morro sairá pré-instalado de fábrica, juntamente com o Windows.

Quem o instalar, será convidado a autorizar actualizações automáticas no serviço de protecção. A Microsoft argumenta que esse tipo de aplicativo vai melhorar a imagem de seus produtos ao evitar que falhas simples possam ser exploradas por crackers.

O Morro será mais leve que o OneCare e, assim, poderá ser facilmente carregado e actualizado mesmo por quem não possui ligações mais rápidas à Internet.

De acordo com o anúncio, o aplicativo vai proteger utilizadores do Windows de vírus, spyware, rootkits e cavalos de tróia. 

O anuncio da empresa não faz referência ao WGA, iniciativa que restringe downloads gratuitos da Microsoft a utilizadores de cópias registradas do Windows.

O programa vai estar disponível para o Windows XP, Vista e Windows 7.

Fonte: IMasters




Mais informações acerca da lista CLUSTER