ARLA/CLUSTER: ANPC exclui as ARP

ARAL ct6arl gmail.com
Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2008 - 15:36:39 WET

Caros colegas.

Prometi a mim mesmo a partir de um determinado momento, contenção e
descrição em relação ao assunto protecção civil, mas como há momentos em que
temos de mostrar que estamos atentos e presentes, partilho neste cluster,
“um pequeno briefing sob a situação”…

Fui critico da forma desmesurada como alguns radioamadores em nome de
“associações” se ofereceram ao SNBPC (chamava-se assim na época) logo que se
soube da entrega por esta entidade de um equipamento rádio às associações
signatárias do famoso protocolo de 2004.

Fui severamente criticado e apelidado de tudo menos santo, por directores de
outras associações e por radioamadores em geral, após me ter insurgido e
criticado publicamente o EX.mo Senhor Presidente do SNBPC, ao afirmar no
programa televisivo prós e contras  que "os radioamadores serviam para
quando faltava a luz".

Inclusivamente colegas radioamadores e dirigentes associativos acusaram-me
de mentir, que o Ex.mo Senhor Presidente não tinha dito nada disso.

Fui severamente criticado e quase impedido de falar, pelos dirigentes de
outras associações no início de uma reunião na ANPC, em que exigi aos
responsáveis da ANPC respeito pelos radioamadores, homens e mulheres.

Sei que não sou dono da razão, mas não gosto que alguém tente brincar com a
minha dignidade, o meu trabalho voluntário e anónimo e muito menos, não
permito que alguém ponha em causa os valores que numa sociedade digna e
justa, são devidos.

Desde 2004 que este assunto, tratado quase a nível pessoal é uma luta da
qual não desistirei, enquanto as pessoas que passam pela ANPC não
clarificarem  a postura e interesse para com os radioamadores.

A mim e à ARAL, não será um rádio ou um almoço que me fará calar!

Desde a primeira hora que sempre mantive presença, em reuniões e eventos
para os quais o SNPC, depois o SNBPC e agora a ANPC me convocaram ou
convidaram.

Só reconheço na mesma situação mais uma associação e o seu presidente, não
sendo isso crítica ou desabono para qualquer uma das outras associações e/ou
dirigentes.

Neste momento a maioria, senão praticamente todos os radioamadores e
associações desconfia e não credita no que a ANPC faz hoje e desdiz e desfaz
amanhã.

O ano passado, para a realização do Prociv III a ARAL, como associação do
Distrito de Leiria foi convocada para as reuniões de preparação para o
exercício. Foi-nos solicitada na última reunião uns dias antes do exercício,
toda a atenção e preparação e as ordens seriam dadas á data do mesmo.

Para espanto da ARAL, as ordens "ainda não chegaram" e nós até à data não
fomos dignos de receber uma razão para esses factos.

Resumindo convoca-se a ARAL para o exercício, o presidente da Associação
gasta do seu bolso, umas centenas de euros nas deslocações para
Carnaxide/Lisboa e depois os mesmos profissionais da protecção civil, nem
sequer justificam a sua falta de educação com a ARAL.

Após longo silêncio da ANPC, somos nós mais uma vez a indignar-nos.

Sei apenas de mais outra associação que se mostrou atenta, e desde já
solicito desculpa se estou a desconsiderar mais alguma associação que tenha
apresentado o seu protesto por: “Os radioamadores foram liminarmente
excluídos pelo ANPC, do exercício Prociv IV, como agentes da protecção
Civil”.

Em nome da ARAL reagi de imediato a esta atitude, prova de que no ANPC há no
mínimo duas facções com posição defenidas em relação aos radioamadores: os
que entendem incluir os radioamadores no voluntariado da ANPC, e os que
visam excluílo e cujas motivações poderiam ser objecto de um fácil exercício
de reflexão, que não será o caso e o intuito deste artigo.

Assim enviei o seguinte email: