Fw: ARLA/CLUSTER: [Arvm-Prociv] PROCIV IV/2008 - Assoc. Radioamadores

José Luis Proença (CT2GZB) ct2gzb netcabo.pt
Quarta-Feira, 5 de Novembro de 2008 - 17:14:32 WET


"...e para que possa funcionar de uma forma cabal e eficaz, este voluntariado tem de estar organizado e devidamente estruturado na lógica do Sistema de Protecção Civil."

73 de José Luís CT2GZB.



Recebido de  José Oliveira Director da Unidade de Recursos Tecnológicos, ANPC

  Exmos. Senhores, 

  Relativamente às recentes comunicações que têm vindo a ser dirigidas a esta Autoridade relativamente à alegada exclusão das Associações de Radioamadores existentes no país, no âmbito dos exercícios de Protecção Civil, cumpre esclarecer: 

  ·         O Exercício "PROCIV IV/2008" é o segundo numa série de três exercícios que visa, em primeira instância, testar os pressupostos operacionais do PEERS-AML. 

  ·         O primeiro exercício desta série, "PROCIV III/2008", de formato CPX, envolveu toda uma série de entidades, incluindo várias Associações de Radioamadores. 

  ·         No exercício de Novembro de 2008, a ANPC optou por não envolver todas as entidades incluídas no PEERS-AML e o principal motivo que esteve na base desta decisão prende-se com a própria natureza do exercício, com a sua dimensão e, sobretudo, com os objectivos que lhe estão associados e nos quais não se inclui o teste da componente de comunicações dos Radioamadores. 

  ·         Com o exercício "PROCIV IV/2008" pretende-se, antes de mais, testar a organização, a articulação operacional e a adequabilidade das estruturas operacionais previstas e que a ANPC pretende testar. 

  ·         Desta forma, a não inclusão dos Radioamadores no exercício "PROCIV IV/2008" não pode, nem deve, conduzir a uma leitura abusiva e destorcida da realidade. 

  ·         A ANPC considera, de facto, as Associações de Radioamadores como parceiros no âmbito da resposta a situações de emergência, da mesma forma como todas as outras entidades e organizações. 

  ·         A ANPC não exclui parceiros na actividade de protecção civil e socorro e considera o voluntariado de protecção civil como uma aposta estratégica fundamental. Contudo, e para que possa funcionar de uma forma cabal e eficaz, este voluntariado tem de estar organizado e devidamente estruturado na lógica do Sistema de Protecção Civil. 

  ·         Assim, informa-se que as Associações de Radioamadores protocoladas serão oportunamente contactados para uma reunião, com vista a proceder a um ponto de situação sobre a colaboração e os protocolos com a ANPC, formatação de novos memorandos de entendimento, dentro de um quadro organizativo diferente do actual dada a profunda alteração legislativa e organizativa produzida desde 2006 no âmbito da Protecção Civil e Socorro. 


  Com os melhores cumprimentos, 

          

         José Oliveira 

        Director da Unidade de Recursos Tecnológicos 

          

         
       
        Av do Forte em Carnaxide  | 2794-112 Carnaxide | Portugal 

        Tel.: +351 214 247 100 Fax: +351 214 247 180 

         
       
        Portugal sem fogos depende de todos. 

         
       
         
        Antes de imprimir este e-mail pense bem se é mesmo necessário. Poupe electricidade, toner e papel. 
       
        AVISO 

        Esta mensagem e quaisquer anexos seus podem conter informação confidencial para uso exclusivo do destinatário. Cabe ao destinatário assegurar a verificação de vírus e outras medidas que assegurem que esta mensagem não afecta os seus sistemas. Se não for o destinatário, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail, devendo proceder à sua eliminação e informar o emissor. É estritamente proibido o uso,  a distribuição, a cópia ou qualquer forma de disseminação não autorizada deste e-mail e seus anexos. Obrigado. 
       

    





-- 
Com os nossos melhores cumprimentos / 73
ARVM-PCIVIL

Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide 
Rua António Maria Pais, n. 6 - 4D 
1885-001 Moscavide
Portugal
Tel/Fax + 351 219 440 198
p.civil  arvm.org
http://prociv.arvm.org
------------------------------------------------- 
Protecção Civil - uma tarefa de todos para todos! 
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20081105/c8869430/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER