Re: ARLA/CLUSTER: PLC - Vem aí mais poluição...

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 1 de Novembro de 2008 - 16:45:24 WET

Colega CT2GRF
Ou o colega não faz uso das ondas curtas, ou então tem tido muita
sorte!...Eu já escutei o ruido provocado pelo PLC doméstico ao vivo!...Mesmo
a dezenas de metros de distancia da residencia onde está aplicado, arrasa as
ondas curtas de uma ponta a outra e ponto final!...Acha que não é motivo
para alvoroço?...Eu acho que é, pois tais sistemas, que existem à anos, não
cumprem com nenhuma norma EU a que estão obrigados!.Só me admira a
passividade das autoridades, que deviam retirar de funcionamento e do
mercado, toda essa sucata que anda a encher a já contaminada rede electrica.
com mais ruido. Vamos ver quando a propagação estiver boa, e as ondas curtas
cheias de estações, onde é que vão parar esses tais 200 Mbps.
Um sistema não licenciado, como é o PLC,  não tem o direito de prejudicar as
estações devidamente licenciadas, ocupantes legais do espectro. Veja a
legislação comunitária sobre o assunto, (pode ver um dos meus emails
anteriores, onde eu coloquei toda a legislação que encontrei) e depois já
pode entender o porque de tanto alvoroço.
Para terminar, sei de sistemas de PLC que não prejudicam nada
mesmo!...Trabalham muito bem, usam a frequencia de cerca de 850 MHz, são
feitos por empresas conceituadas, que não querem ver o seu nome envolvido em
sucatas feitas na China, mas custam acima de 200 dolares!!!!...Os que temos
que gramar, custam 19 euros!!!!...Em algum lado deve estar a diferença!!!

73 de CT4RK