ARLA/CLUSTER: DREAM BEAM DA STEPPIR e 1500 WATTS DUAL BAND(50 / 144) por CT3FQ.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 30 de Maio de 2008 - 18:29:28 WEST


[http://www.ct3team.com/qso/public/images_upload/DB36.png]
A Steppir acaba de anunciar a comercialização da DB36, A Dream Beam 36 é uma antena que cobre desde os 3.5MHz até aos 50MHz e pesa cerca de 72Kg, para um comprimento total de 9m, o que assusta qualquer montador experiente.

A antena difere da MonsterIR, por ser muito mais pequena, e ter ainda os 80m. Os três elementos da YAGI dos 40 e 30 m têm a forma de trombone o que lhe dá uma aparência mais pequena.

De realçar os ganhos anunciados nos 40 e 30 metros por serem são bastante bons para um boom curto(?) de 9 metros.

Como não podia deixar de ser, o preço é quase proibitivo e situa-se nos 5000 $US e preve-se que na europa ultrapasse os 5000 €.

Mais informações podem ser retiradas do site da steppir. Na Europa a steppir é comercializada pela Alemã Wimo e pela Vinecom na Inglaterra.

---------------------------------------------------------------------------------

[http://www.ct3team.com/qso/public/images_upload/dualband.jpg]
Durante muito tempo questionei-me porque é que os fabricantes de amplificadores de VHF e de UHF não fabricavam um amplificador de 144MHz e 50MNHz num só, pois tecnicamente isso é possivel. A resposta só pode ser por razões comerciais.
Por isso surpreendeu-me este protótipo de amplificador da terra dos vikings, pois é um dual band de 50MHz e 144MHz que debita 1500 Watts em cada banda

A DanAmps é uma pequena empresa formada pelos famosos OZ2ELA e OZ0J, e de certeza que este dual-band vai sacudir a concepção monobanda dos amplificadores dos outros fabricantes.
Claro que este amplificadores não se vendem como tremoços e são dirigidos para um nicho especifico de mercado. Os amantes do VHF têm agora uma oportunidade de ter no seu QTH, tal como o shampoo, um 2 em 1.

claro que nem tudo são rosas, pois os mais 4000 euros por um amplificador deita por terra o mais ingénuo dos sonhos. Pelo menos fica a ideia.
-------------------------------------------------------------------------------------

Fonte: Blog do CT3Team em http://www.ct3team.com/default.asp
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20080530/c4103954/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER